abc+

JOGOS ELETRÔNICOS

Evento gamer une nostalgia, diversão e solidariedade em Canoas

Game On! reuniu apaixonados por videogames e cultura geek na Associação Pestalozzi

Taís Forgearini
Publicado em: 24/04/2023 às 10h:20 Última atualização: 05/03/2024 às 10h:55
Publicidade

Um fim de semana de jogos eletrônicos e solidariedade, assim foi o sábado (22) e o domingo (23) na Associação Pestalozzi de Canoas. O evento Game On! reuniu apaixonados por videogames e cultura geek de diferentes localidades do Estado. A entrada para a feira foi condicionada à compra de ingresso com a doação de 1 quilo de alimento.

Participantes André Rocha (à esquerda) e Gesnner Barreto



Participantes André Rocha (à esquerda) e Gesnner Barreto

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

Todos os itens arrecadados serão destinados para a Associação Pestalozzi. A entidade filantrópica, sem fins lucrativos, presta atendimento gratuito a pessoas adultas com deficiências intelectual e múltipla. “É o primeiro evento que fazemos aqui. O intuito é também ter o lado social. Para além da arrecadação de alimentos, é oportunizar um espaço saudável para quem gosta eSports (esporte eletrônico)”, afirma Jaquison Lanes Braz Lucas, um dos organizadores do evento.

O empresário relata que ficou surpreso quando dois meninos carentes que chegaram até o evento por meio da divulgação feita na escola. “Fizemos a distribuição de alguns ingressos. Um deles trouxe um quilo de alimento a mais. Às vezes, quem menos tem é quem mais ajuda. Eles me relataram que nunca tiveram computador e nem videogame”, reflete.

Uma sala de jogos foi montada no local, com videogames e jogos retrô, e também da atualidade. O público pôde jogar em duas modalidades – competitiva e não competitiva. Durante os dois dias de evento, o público jogou nos videogames Nitendo 64, Super Nintendo, PlayStation 2, 4 e 5, Xbox Series S e em máquinas de arcade (fliperama). Jogos clássicos e novos garantiram a diversão dos participantes. Entre os jogos em destaque estão Street Fighter, Speed Run, Free Play e Mortal Kombat 11. “A nostalgia acompanhada dos dias atuais. Conseguimos fazer uma mistura”, diz Jaquison.

Amantes dos games

Os amigos Gesnner Luís Dutra Barreto, de 28 anos, e André Luiz da Rocha, de 28 anos, aproveitaram o evento para jogar e vender produtos da cultura geek. Barreto veio de Bagé, e Rocha, de Viamão. “Me aventurei no modo competitivo. No sábado, tirei o terceiro lugar no jogo de Street Fighter do PlayStation 4 e fiquei em segundo lugar no Mortal Kombat 11 do Play 5”, comemora Barreto.

Rocha enfatiza a importância dos jogos na vida. “Aprendi inglês, por exemplo, por meio dos videogames, muitas coisas relacionadas à história também. Amo jogar”, conclui o viamonense.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade