SAÚDE PÚBLICA

Estudo aponta taxa de contaminação por sífilis 16 vezes maior que a oficial em Porto Alegre; veja públicos mais afetados

Pesquisa foi realizada pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde

Publicado em: 14/12/2023 10:56
Última atualização: 14/12/2023 11:02

Conforme uma pesquisa realizada pelo Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre apresenta números preocupantes quando o assunto é contaminação por sífilis. A taxa atual é 16 vezes maior do que os números oficiais mais recentes divulgados pelo município. O estudo ainda indica que devido aos casos de HIV, Porto Alegre vive uma “epidemia generalizada” por conta do vírus.


Teste rápido de Sífilis e HIV Foto: Nândria Oliveira/SES

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

O trabalho do Moinhos de Vento foi divulgado no início da semana e é chamado de Saúde, Informação e Monitoramento de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Sendo realizado em parceria com o Ministério da Saúde. Foram identificados 1,8 mil casos de sífilis por 100 mil habitantes. Os últimos dados oficiais haviam sido divulgados em 2022, apontando 113,1 notificações a cada 100 mil habitantes naquele ano.

Melhor captação

Os especialistas explicam que a diferença entre os números pode ser resultado de uma melhor captação e diagnóstico dos pacientes por parte dos médicos. O estudo do Moinhos de Vento identificou que o público mais atingido pela sífilis é composto por pessoas das classes C, D e E, principalmente em pretos e pardos. A pesquisa mostra que apenas 9% desta população diz usar preservativo ao fazer sexo vaginal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas