abc+

SUBSÍDIO DE 100%

Estudantes universitários de Canela poderão ter transporte gratuito a partir de 2024

Projeto de lei tramita na Câmara de Vereadores e uma audiência pública deve ser agendada nas próximas semanas

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 01/12/2023 às 10h:25 Última atualização: 01/12/2023 às 11h:21
Publicidade

 Os estudantes de cursos superiores e técnicos de Canela devem ter um alívio no bolso a partir de 2024. Isso porque a Secretaria de Educação encaminhou um projeto de lei para apreciação na Câmara de Vereadores. Se for aprovado, o transporte universitário será custeado 100% pelo Executivo municipal.

Estudantes custeiam conduções com recursos próprios



Estudantes custeiam conduções com recursos próprios

Foto: GES-ESPECIAL

O Jornal de Gramado acompanha a situação há alguns meses, desde que alunos reportaram problemas envolvendo os custeios e as dificuldades das associações no gerenciamento administrativo, para prestar contas.

A partir da situação, a administração municipal iniciou um estudo para a implantação do subsídio de forma integral. Na última semana, a proposição foi protocolada no Legislativo e lida em sessão ordinária da Casa na segunda- -feira, dia 20.

Na justificativa, o prefeito Constantino Orsolin coloca que “a regulamentação se faz necessária para que se possa incentivar os estudos para além do nível básico, uma vez que muitos estudantes não possuem condições financeiras para arcar com os custos do transporte até suas instituições de ensino, fazendo-os, muitas vezes, desistirem de seus cursos”.

O projeto de lei prevê uma única associação responsável pela organização e gerenciamento do transporte. Ainda, a prestação de contas deverá ser feita de forma mensal à Secretaria de Educação. A proposição tramita nas comissões. Uma audiência pública deve ser agendada ainda em dezembro, antes do recesso de final de ano, previsto para o dia 22 de dezembro. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade