PEQUENOS ESCRITORES
Estudantes do ensino fundamental autografam livros em atividade com familiares
Projeto do colégio CLAK de Estância Velha reforça tradição de incentivo à leitura e escrita
Última atualização: 10/12/2024 15:40
A bancária Caroline Schneider, 40 anos, subiu na noite desta segunda-feira (9) no palco da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Estância Velha para receber o primeiro autógrafo da filha Helena Schneider, 9 anos. “É muito importante para ela se empoderar e saber que ela é capaz. Se ela começar a escrever um livro, ela pode fazer muitas outras coisas”, dizia uma orgulhosa mãe ao final da atividade.
LEIA TAMBÉM: Oficinas gratuitas integram famílias e despertam a criatividade da criançada no Natal de Estância Velha
Estudante do 3º ano no Colégio Luterano Arthur Konrath (Clak), Helena é mais uma das crianças que integra o Projeto Pequenos Escritores, que teve como tema central as Olimpíadas. Neste ano, o resultado foi o livro "O movimento nos une", que reúne textos de 46 estudantes da escola que foram trabalhados ao longo do ano letivo como forma de desenvolver o interesse das crianças pela escrita e pela leitura.
“A gente inicia a produção textual no 3º ano, só que precisamos iniciar isso com um significado que seja prazeroso. Hoje em dia, com a questão do celular, do videogame, a criança não quer mais ler. Então precisamos trazer isso pra nossa realidade tentando que eles leiam e escrevam”, explica a professora Fabrícia de Quadro Bittencourt.
Impactos
Caroline acompanhou de perto a dedicação da filha para poder criar a história que está na página 34 do livro no qual resume a história geral do esporte e cria uma personagem envolvida com vôlei. “Foi todo um trabalho de pesquisa mesmo, e ela queria pesquisar mais, ia atrás de livros que falassem sobre isso, coisa que ela nunca tinha feito antes”, relata a mãe.
A construção das histórias envolveu uma mescla de ensino da escrita mas também envolvendo outras áreas do conhecimento. “No momento em que foram colocar no papel tivemos um professor, um jornalista, que fez uma gincana. E também uma professora de judô, que veio demonstrar algumas coisas e o professor de Educação Física trouxe brincadeiras folclóricas e tudo mais, para eles poderem desfrutar destes momento”, explica Fabrícia.
Neste ano, o diferencial foi a questão bilíngue, já que as crianças também foram convidadas a gravar um vídeo em inglês pois o Clak tem trabalhado com o ensino bilíngue. O vídeo foi apresentado durante o evento desta segunda, no qual os estudantes tiveram uma noite de autores, inclusive autografando os exemplares dos livros que são autores.
Editado e publicado pela Z Multi Editora, que disponibiliza a versão on-line da obra tanto da turma A quanto B para venda em seu site a partir desta terça-feira (10), o livro "O movimento nos une" tem 88 páginas. Veja abaixo a lista de todos os pequenos autores.
Pequenos escritores 3º ano A: Antônio Carlos Bayan Henriques da Motta, Bernardo Martini, Braian Henrique da Silva, Enrico Roos Kohlrausch, EnzoBorges Bonetti, Enzo Parma, Francisco Domeraski Closs, Helena OliveiraSchneider, Heloísa de Andrade Schuck, Henrique Pannebecker Gauer, IsabellaPeres dos Santos, Joaquim Laurentino Brito, Laura Krause Teixeira, MarceloHelbing, Maria Alice Seben Scheffler, Maria Antônia Rosa Pagliarini, MariaHelena Adam, Maria Luiza Sarmento Arnauld, Martina Daudt da Costa, MelissaBittencourth Ornellas, Miguel Lenhart, Nicolas Niedersberg Steffens e ValentinaBeheregaray Vannoni.
Pequenos escritores 3º ano B: Ana Chiara Schettini Ruecco,Arthur Correa Coelho, Augusto Debortolli da Silveira, Bernardo Lopes de Quadros,Carolina Bender Peterson, Davi Morais de Conto, Davi Schaab, Davi de Viñas Schneiders, Frederico Feilstrecker Rodrigues, Guillermo Salvadori Zaca, Helena Dutra Cardoso, João Otávio Soares, João Vitor Sehn, Joaquim Dal Bello Morello,Laura Batista Lenhardt, Lucas Werner Aguirre, Luiza Hoffmeister Fell, MiguelHansen, Murilo de Oliveira da Silva, Murilo Roos Kohlrausch, Pedro Bertolini,Pedro Henrique Schommer e Valentina Bender Peterson.