abc+

GAÚCHOS PELO MUNDO

Estudante de Campo Bom participa de acampamento no Centro Espacial de Foguetes dos EUA

Julien Mulligan vai participar de atividades como construção de robôs e foguetes, além de simulação de viagens espaciais

Publicado em: 24/10/2024 às 15h:39 Última atualização: 24/10/2024 às 15h:53
Publicidade

O Aeroporto Internacional Salgado Filho reabriu recentemente, mas dois alunos gaúchos já estavam com passagens agendadas rumo aos Estados Unidos, onde vão participar de um acampamento espacial em Huntsville, no estado do Alabama.

O programa é desenvolvido pela Honeywell Leadership Challenge Academy, destinado a jovens de 16 a 18 anos de todo o mundo. Será uma experiência de cinco dias no Centro Espacial de Foguetes dos EUA, com atividades como construção de robôs e foguetes, simulação de viagens espaciais e a sensação de como é andar na Lua.

Estudante Julien Mulligan | abc+



Estudante Julien Mulligan

Foto: Weslei Fillmann/Especial

Estudante do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari, de Campo Bom, Julien Mulligan, 17, viaja nesta quinta-feira (24), por volta das 18h, para São Paulo, onde embarca rumo a Washington DC e, depois, para Huntsville. Os cinco alunos brasileiros foram selecionados pela Junior Achievement (JA) e possuem experiência e projetos desenvolvidos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês).

Julien comenta que, inclusive, já desenvolveu projetos pela Junior Achievement. “Participei da JA StartUp em 2022 e o TechSchool Social, que teve três anos de duração e foi aplicado em minha escola com a parceria da empresa SAP.” Em 2016, aos 9 anos, teve o seu primeiro contato com robótica, desenvolvendo robôs principalmente com peças de LEGO. Desde então, sempre participou de competições, já tendo viajado para eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

As atividades vão ocorrer entre 26 de outubro e 1º de novembro. Neste período, os estudantes vão dividir dormitórios com jovens de outros países. “Nós (brasileiros) não vamos dividir os mesmos quartos, justamente para que possamos pegar essa bagagem cultural com pessoas de outros países”, comenta Julien. Ela destaca também que as atividades vão ocorrer de maneira a aumentar esse contato com outras nacionalidades, em grupos de múltiplos países.

Mãe da aluna e diretora da escola comentam a viagem de Julien

Mãe da aluna, Daniela Mulligan ficou muito orgulhosa da filha por ela estar participando do intercâmbio, valorizando o empenho dela tanto nas atividades promovidas pela escola quanto a busca por potencializar o inglês, vendo vídeos de nativos do idioma.

A diretora da Escola Fernando Ferrari, Maristela Brentano, também destacou o empenho da aluna pelas aulas de inglês e comenta que a ida dela para os Estados Unidos representa uma conquista não só para ela, mas para os alunos do Rio Grande do Sul. “Sinto-me orgulhosa ao vê-la embarcar para um evento mundial, representando nossa escola e o sonho de centenas de estudantes gaúchos da rede pública estadual.”

Aluno de Bento Gonçalves é outro gaúcho a viajar para os Estados Unidos

Julien Mulligan e Eduardo Rigo no Aeroporto Salgado Filho, rumo aos Estados Unidos | abc+



Julien Mulligan e Eduardo Rigo no Aeroporto Salgado Filho, rumo aos Estados Unidos

Foto: Reprodução

O outro estudante gaúcho selecionado pela JA para participar do acampamento espacial nos Estados Unidos é Eduardo Rigo, natural de Carlos Barbosa e aluno de terceiro ano do Instituto Federal de Bento Gonçalves. Envolvido desde jovem em atividades STEM, ele desenvolveu, através do projeto de Miniempresa da Junior Achievements Brasil, em 2023, um negócio voltado à produção de velas aromáticas e aromaterapia, de nome Núria.

Destacou que teve bastante contato com a língua inglesa quando criança, pois morou três anos nos Estados Unidos, e demonstrou ansiedade pela viagem. “Vi que teremos muitas coisas para fazer lá dentro, ficaremos bem entretidos. Em especial, vamos conversar com um ex-astronauta, uma das experiências que estou mais aguardando.”

Rose Rigo, mãe de Eduardo, comentou que ela e o pai do estudante ficaram felizes pelo convite, principalmente em reconhecimento ao projeto, mas diz que o coração de mãe sente em momentos como este. “O coração da mãe tá bem apertado, mas ao mesmo tempo, transbordando de alegria”, comenta.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade