abc+

CULTURA

Estreia do documentário "Für Immer - Gerações" emociona; público lota o Teatro Feevale

Produção do Grupo Sinos foi apresentada ontem à noite em uma sessão especial

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 22/08/2018 às 07h:23 Última atualização: 30/07/2024 às 09h:44
Publicidade

Com casa lotada e muita emoção na plateia, foi lançado oficialmente nesta terça-feira (21) à noite Für Immer – Gerações, produzido pelo Grupo Sinos em homenagem aos 194 anos da imigração alemã. Com 46 minutos de duração, o filme retrata o cotidiano de descendentes e de como eles, com diferentes idades, se relacionam com aspectos da cultura e tradição germânicas.



A obra foi produzida pelos jornalistas Moacir Fritzen e Marcelo Collar, com coordenação de Jeison Rodrigues e idealização de Fernando Gusmão. A sessão de estreia, no Teatro Feevale, reuniu a equipe de produção, entrevistados, representantes de empresas e instituições que associaram suas marcas ao filme e o público em geral, que esgotou os convites antecipadamente.

Agora, em breve, o documentário será disponibilizado nos canais digitais do Grupo Sinos para que quem não esteve no lançamento possa assistir. Por enquanto, apenas o trailer pode ser visto.

A noite foi de muita emoção antes mesmo da exibição do documentário. Enquanto se acomodavam em seus lugares, os convidados foram recepcionados por um show especial da Orquestra Sinfônica Jovem do Instituto Ivoti/Ascarte. Em seguida, a equipe de Für Immer subiu ao palco do Teatro Feevale para uma rápida cerimônia. Em parte dela, os nomes de todos os entrevistados foram citados, como forma de homenageá-los, enquanto um mosaico com seus rostos se formava no telão.

Após o discurso de boas-vindas e de agradecimento do presidente da Diretoria Executiva do Grupo Sinos, Fernando Gusmão, era hora de exibir Für Immer – Gerações em um telão de led especialmente locado para a noite de estreia. Em 46 minutos, os convidados assistiram a uma emocionante costura de 26 entrevistas, intercaladas com imagens de belas paisagens rurais e urbanas de diversas cidades da região.

Os depoimentos captados pela equipe de documentaristas do Grupo Sinos, como o próprio nome do filme sugere, levaram à tela descendentes de diferentes gerações. Quem esteve na noite de estreia ainda foi surpreendido com uma lembrança especial do Grupo Sinos. Enquanto o filme era exibido, foi concluída e impressa uma edição comemorativa e limitada do Jornal NH distribuída ao público na saída do teatro.

Idealizador destaca legado da imigração

O presidente da Diretoria Executiva do Grupo Sinos e idealizador de Für Immer, Fernando Gusmão, destacou ontem à noite, em seu discurso antes da estreia de Gerações, o papel decisivo dos imigrantes na construção dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana. ‘‘Se hoje temos as cidades, certamente surgiram das picadas abertas no meio da mata. Se hoje temos escolas, certamente nasceram da união das pessoas e da vontade de educar bem e preparar para a vida as próximas gerações.’’

Gusmão destacou ainda que o filme retrata lições de vida e também de conquistas. Ele também apontou aspectos importantes da obra. ‘‘O filme captou muito desta simplicidade retratada, por exemplo, no sotaque, no orgulho pelas raízes, na disciplina, na perseverança e sobretudo no alicerce que a família, muitas delas numerosas, sempre representou.’’

O editor-chefe e coordenador do projeto, Jeison Rodrigues, destacou dados de Para Sempre e salientou que o sucesso do documentário de 2017 foi decisivo para o projeto deste ano ser implementado e aperfeiçoado. Os repórteres Moacir Frizten e Marcelo Collar, autores de Gerações, citaram a importância dos entrevistados e ressaltaram aspectos e curiosidades do trabalho de produção e edição.

Lembrança de uma noite memorável

O público que lotou o Teatro Feevale foi presenteado. Cada espectador ganhou um exemplar impresso da Edição Comemorativa Limitada, produzida durante o evento com fotos da estreia do documentário, ontem. Conforme o presidente da Diretoria Executiva do Grupo Sinos, Fernando Gusmão, foi a forma encontrada pela empresa para homenagear aqueles que prestigiaram a primeira apresentação pública de Für Immer – Gerações. “Trata-se de uma lembrança desta noite memorável”, disse ele.

O advogado João Ari da Silva Filho, 61 anos, aprovou o documentário, assim como a edição comemorativa. “Foi um presente incrível. Vou apreciá-lo e guardar com satisfação”, comentou. O modelista aposentado Anselmo Hoerller, 65, mostrava com orgulho o exemplar ao lado da esposa, a técnica em enfermagem Celi Maria Hoerller, 65. O casal Gilberto, 77, e Liliane Mattes, 75, de São Leopoldo, foi o primeiro a chegar ao teatro ontem, às 17 horas.

Os parceiros institucionais

Apresentação
Stihl

Patrocínio
Icatu Seguros
IENH
Instituto Ivoti
Multiclínica
Sicredi
Sinodal
Rio Grande Seguros
Unimed
Weissheimer

Apoio cultural
Araricá
Campo Bom
Dois Irmãos
Estância Velha
Harmonia
Igrejinha
Ivoti
Linha Nova
Nova Petrópolis
Novo Hamburgo
Pareci Novo
Parobé
Picada Café
Riozinho
São José do Hortêncio
Sapiranga

Apoio
CR Diementz
Fazenda Tradição
Feevale
Fritz & Frida
Garfão
Killing
Santuário Sagrado Coração de Jesus
Savarauto
Valderez
Vila Rica

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade