Pela primeira vez em 70 edições, a Miss Universe Rio Grande do Sul é de Novo Hamburgo. Eduarda Dallagnol foi coroada no último sábado (10) em Porto Alegre. Ela foi eleita de forma unânime entre os jurados da competição. Ao todo, 12 candidatas participaram da edição de 2024 do tradicional concurso de beleza do Estado.
“Estou muito feliz de trazer essa triunfo para Novo Hamburgo, porque sou a primeira hamburguense a ganhar a coroa estadual do Miss Universe do RS, então é uma honra”, diz emocionada.
Eduarda nasceu no município do Vale do Sinos, onde cresceu no bairro Rio Branco até se mudar, aos 15 anos, para seguir a carreira de modelo. “Recebi um convite para modelar, então comecei a minha carreira internacional. Viajei muito modelando, modelei muito na área fashion”, conta a jovem, que é formada em Artes Cênicas e atualmente cursa a segunda graduação: Direito.
“É uma paixão social, também pelo vínculo familiar. Tenho meu irmão que é criminalista. Então Direito é uma paixão, apesar de ser a minha segunda graduação”, revela. O irmão mais velho que ela cita, Denis Dallagnol, de 32 anos, é também um incentivador.
“Além da minha mãe, o meu irmão é uma pessoa que está sempre ali me apoiando. Lembro de quando fui para São Paulo, cheguei na casa de modelo e chorei, liguei para ele e falei ‘ai, mano. Não se sei se eu quero’, aí ele falou ‘tu vai, tu quer, tu não vai desistir’. Então ele sempre participou de todas as minhas decisões. Além de ser irmão, é meu melhor amigo”, destaca a Miss.
Apesar da carreira precoce, Eduarda conta que sempre acompanhou o Miss Universe, mas que por conta do trabalho nunca teve tempo para participar. No ano passado, quando concluiu a primeira graduação, veio a pausa no trabalho e com ela a decisão de competir pela etapa gaúcha do concurso de beleza.
Da preparação ao título
A preparação de Eduarda para o Miss Universe RS começou oficialmente em janeiro deste ano. De lá para cá, a jovem se dedicou ao aperfeiçoamento em oratória, ao inglês, aos cuidados com o corpo, com a alimentação e com a mente. “Muitas pessoas acham que participar de um concurso é só ir ali e participar, mas, na verdade, tem uma preparação rigorosa por trás”, pontua.
No concurso, ela e as demais candidatas ficaram confinadas desde quinta-feira (8) no Hotel Hilton, em Porto Alegre. Elas foram avaliadas pelo corpo de jurados nas provas de entrevista e desfiles de biquíni e traje de gala. A edição deste ano contou com uma novidade: a Miss Popularidade, que foi escolhida pela Internet. A hamburguense também venceu essa modalidade.
“Quando pisei no confinamento, acho que estava muito preparada e muito decidida do que queria”, lembra. No entanto, para a jovem Miss, a etapa de entrevistas foi amais desafiadora. “O mais difícil é a entrevista com os jurados porque a gente quer falar e transparecer da melhor maneira possível para eles e, com certeza, sempre vem o nervosismo”, afirma.
Para superar, a hamburguense destaca que se concentrou em mostrar a própria personalidade e também contou com as experiências adquiridas enquanto modelo. “Sempre falei que quando eu entrasse em um concurso de beleza, eu queria mostrar eu Eduarda e que não fosse algo planejado, pensado, robotizado. Então assim, obviamente tem um treino e a gente pensa o melhor possível, mas eu sempre quis passar eu, Eduarda, de um natural. Tentei ser natural em todas as etapas”, observa.
O plano deu certo. Ela foi escolhida por todos os jurados em voto aberto. “Quando começaram a falar Novo Hamburgo, Novo Hamburgo… eu não sabia se ficava emocionada, não sabia se cairia de joelhos porque o vestido estava aperado demais. Obviamente, fiquei muito feliz, muito grata”, recorda.
Para ela, ser eleita com um corpo de júri experiente em concursos de misses, valoriza ainda mais a conquista. “Receber unanimidade foi algo pra mim, que nem consegui expressar emoção porque entrei em um momento de choque.” Ela ainda revela que, por conta do vestido estava justo, mal conseguia respirar no momento em que foi anunciada como vencedora. “Eu estava como uma estátua”, lembra.
“Muito feliz de representar a minha cidade e agora, então, mais feliz de representar todos os gaúchos”, salienta sobre a emoção na coroação. No estadual, Eduarda é a sucessora de Maria Brechane, atual Miss Universe Brasil.
A hamburguense será a representante gaúcha na fase nacional, que será no dia 19 de setembro, em São Paulo. Sobre a expectativa de manter o título no Estado, Eduarda garante que não faltará dedicação. “Com certeza dar o meu melhor para trazer a coroa novamente para o Rio Grande do Sul”, frisa.
As mulheres gaúchas são destaque no Miss Universe Brasil, liderando com 15 conquistas. Depois Minas Gerais (9), São Paulo e Rio de Janeiro (8 cada) e Santa Catarina (5) completam o Top 5 de mais coroações. Das duas conquistas do Brasil na etapa mundial do Miss Universe, uma delas é da porto-alegrense Ieda Maria Vargas, em 1963.
Beleza com propósito
Para Eduarda, o Miss Universe vai além da estética. “A gente tem que parar com esse estigma que concurso de beleza é só concurso de beleza, porque, na verdade não é. Trabalhamos muito em todas as etapas. As meninas, eu, a gente tem um propósito, ninguém está ali apenas para mostrar um corpo, um rosto. Temos projetos sociais, então estamos trabalhando em prol da cidade, do Estado”, defende.
LEIA TAMBÉM
Nesse sentido, a jovem fala sobre a sua participação em um projeto social na Capital gaúcha, o Lar Esperança. “É uma casa em Porto Alegre que cuida de crianças abandonadas e soropositivas. Então meu projeto é arrecadar verbas para uma reforma, porque infelizmente o Lar Esperança também foi atingido pela enchente”, explica.
Eduarda conta que o engajamento com a causa tem como motivação a vivência de uma pessoa próxima. “É um projeto social, mas também pessoal. Por ter um amigo de infância que é soropositivo, eu vi muito de perto o que ele passou pela sociedade. Se eu puder tirar um pouco desse estigma que vejo na sociedade e de fazer pessoas soropositivas serem bem-aceitas, eu vou tirar, porque vi de perto e eu senti a dor dele”, enfatiza. “Sempre soube que quando tivesse um título ou quando pudesse representar algo, eu levantaria essa voz”, completa a Miss.
Para a próxima etapa da competição, além de levar a causa social, a jovem pretende destacar a cultura gaúcha, com foco nas tradições, mas também na empatia, união e trabalho, que são características de quem nasce no Estado.
“O principal que quero levar é uma mensagem porque quando tudo aconteceu aqui no nosso Estado [enchentes], além de nós gaúchos nos unirmos, quero muito poder agradecer as representantes de outros estados que também ajudaram o Rio Grande do Sul. Foi uma comoção nacional muito grande, então se eu puder agradecer, farei isso e, com certeza, vou a levar a nossa cultura de guerreiros”, finaliza.
Perfil da Miss
- Nome completo: Eduarda Dellagnol
- Data de nascimento: 06/04/1999
- Signo: Áries
- Filme favorito: A Ilha do Medo
- Comida favorita: Moqueca
- Time: Grêmio