CATÁSTROFE NO RS

"Estou brigando pra valer": Governador garante que pressiona governo federal por medidas para preservar empregos

Eduardo Leite esteve em Três Coroas na manhã desta sexta-feira e se reuniu com prefeitos e empresários do Vale do Paranhana

Publicado em: 31/05/2024 14:42
Última atualização: 31/05/2024 14:43

O governador Eduardo Leite (PSDB) esteve na manhã desta sexta-feira (31) em Três Coroas, onde participou de um encontro com prefeitos do Vale do Paranhana e empresários da região, que também foi duramente afetada pela catástrofe climática que atingiu mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul.


Governador Eduardo Leite em passagem por Três Coroas Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Durante o encontro, que aconteceu na prefeitura, Leite apresentou algumas medidas adotadas pelo governo estadual para auxiliar os municípios, mas ouviu principalmente as reivindicações dos gestores municipais e da classe empresarial.

O principal apelo feito é por medidas para preservar empregos e garantir a recuperação das empresas que perderam máquinas, matéria-prima e estoque na enchente. Em Três Coroas, 80% das empresas e comércios foram duramente prejudicados.

O empresário Ronan Isamel Jung, dono de uma indústria calçadista que emprega mais de 250 trabalhadores, afirma que os empresários ainda aguardam informações sobre linhas de crédito um mês após a catástrofe. “Governador, nós precisamos de velocidade antes que as demissões comecem”, afirmou. Jung reconhece que algumas medidas não dependem do Estado, mas afirma que o governo tem condições de cobrar isso de Brasília.

Leite concordou e anunciou que na próxima semana devem ser detalhadas as normativas de linhas de crédito federal. Também avisou que o governo estadual está estudando abrir linhas para micro e pequenos empreendedores.

Outra reivindicação diz respeito à adoção de sanções idênticas às adotadas na pandemia de Covid-19, como a permissão da suspensão temporária de contratos, com a redução da jornada de trabalho. Leite afirmou que tem pressionado o governo federal para adotar o quanto antes essa medida, e anunciou que planeja viajar a Brasília na próxima semana para articular o assunto com o governo federal.

“Estou brigando pra valer, e estou indo a Brasília para incomodar ainda mais sobre o benefício emergencial para a manutenção de emprego e renda. Isso tem que acontecer pra já”, opina.

Após o encontro, o governador seguiu de helicóptero para a Serra, onde terá agenda em Gramado e Canela na tarde desta sexta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas