TRANSPORTE PÚBLICO
Esteio terá nova empresa de ônibus e sistema de bilhetagem que substituirá o TEU
Apresentação das novidades foi feita em cerimônia na tarde de terça-feira (6), na Prefeitura
Última atualização: 07/08/2024 08:41
A Viação Santa Clara (Visac) vai ser a responsável pelo transporte público de passageiros em Esteio. Vencedora da Concorrência 6/2024 para a contratação de nova concessionária, a empresa que tem sede em Mafra-SC começa a operação a zero hora do feriado do Dia da Pátria, dia 7 de setembro, um sábado.
Além da nova prestadora, um novo sistema de bilhetagem eletrônica também será implementado na cidade. O atual Cartão TEU, da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Porto Alegre (ATM) será substituído pelo EsteioMob, gerenciado pela Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), uma autarquia novo-hamburguense contratada pela Administração Municipal de Esteio para a operacionalização.
O novo sistema foi lançado oficialmente em solenidade realizada nesta terça-feira (6), no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio. O prefeito Leonardo Pascoal, que fez a explanação de como será o funcionamento do EsteioMob e como será o serviço da Visac, destacou que o Município inicia um novo ciclo.
VIU ESTA?: Com prazo para fechar abrigo, São Leopoldo busca adoção de animais resgatados na enchente
O chefe do Executivo lembrou que a concessão anterior do transporte coletivo municipal, realizada em 2012, iria até 2027, mas que, por uma série de problemas com o Consórcio Esteio Urbano, então operador, o contrato foi rompido em setembro de 2022 e uma nova empresa, a Hamburguesa, foi contratada de forma emergencial para a prestação do serviço. A nova licitação para a escolha da concessionária para operar de forma definitiva, vencida pela Santa Clara, foi aberta em abril deste ano e o contrato foi assinado em maio. Em julho, foi firmado o contrato com a Comur.
Sistema moderno
Pascoal afirmou, ainda, que o sistema esteiense será um dos mais modernos do Brasil e, no final, apresentou o novo modelo de pontos de ônibus, que serão feitos em vidro com cobertura em ACM, espécie de acrílico, e que serão instalados, inicialmente, em 50 pontos da cidade. O prefeito aproveitou para dizer que Esteio está trabalhando na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. “A menos de cinco meses do final de nosso mandato, nós estamos lançando uma iniciativa tão abrangente e tão disruptiva em uma área super importante para a mobilidade das pessoas que é o transporte coletivo”, disse.
Nova frota
A Santa Clara vai iniciar a operação em Esteio com uma frota de 33 veículos com, no máximo, cinco anos de uso, com climatização e acessibilidade, sendo seis vans/micro-ônibus, nove ônibus grandes e outros 18 veículos midiônibus (tamanho entre micro-ônibus e ônibus grande), sendo que quatro carros ficarão como reserva, para serem utilizados em caso de algum eventual problema.
O contrato determina que os coletivos tenham no máximo 10 anos de fabricação, devendo ser trocados quando atingirem esse tempo.
A oferta de horários passará de 312 em dias úteis para 316. Aos sábados, serão 109 horários (atualmente são 90) e, aos domingos, serão 50 horários, mesmo número que atualmente. As linhas/itinerários passarão de 23 para 24. Todo o horário e itinerário será disponibilizado no site que está sendo desenvolvido pela Comur.
LEIA TAMBÉM: BR-116: Bloqueios temporários para obras em Esteio seguem até semana que vem; saiba mais
Na apresentação, Pascoal destacou que o pagamento à Visac será feito por quilômetro rodado e não mais por valor fixo por passageiro mais subsídio mensal variável, como é hoje, e que os coletivos de tamanhos diferentes vão possibilitar um remanejamento para que os veículos não andem lotados ou com poucos passageiros.
Numa segunda etapa do processo de implantação do novo sistema, chamada de gerenciamento de frota, prevista para outubro, será possível que os passageiros saibam o exato momento em que os coletivos chegarão às paradas, através de um aplicativo conectado aos aparelhos de GPS instalados nos veículos.
Recadastramento de estudantes e gratuidade
A Comur será a responsável pela instalação de todos os equipamentos necessários nos coletivos, como validadores e câmeras de reconhecimento facial, além de fazer a venda de créditos e prestar atendimento à população.
Para o início do novo sistema de transporte coletivo de Esteio será necessário que os passageiros que tenham gratuidade (idosos e pessoas com deficiência) ou que paguem meia passagem (estudantes e professores) façam um recadastramento, ação que vai ocorrer entre 19 de agosto e 6 de setembro no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar). O atendimento, que será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados e no feriado municipal de 22 de agosto, das 9h às 13h, deverá ser agendado através da internet pelo site bit.ly/cartaoonibusesteio.
SAIBA MAIS: Primeiro semestre de 2024 fecha com saldo positivo na geração de empregos na região
Para o recadastramento, será necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em Esteio, além de outros documentos que comprovem o direito à gratuidade ou meia passagem. A proposta é atender até 40 pessoas por hora.
Vale-transporte
Trabalhadores que utilizam vale-transporte não precisarão fazer recadastramento. Esse procedimento será de responsabilidade dos empregadores, que deverão fazê-lo a partir da próxima segunda-feira (12) através de um site que está sendo criado pela Comur. A venda de novos vales, também pelo site, começa no dia 19 de agosto.
Demais usuários
As vendas para estudantes e professores (meia passagem) e para usuários que utilizam Passe Antecipado (usuário avulso) serão feitas através de Chatbot (por WhatsApp) a ser criado, sendo possível fazer o pagamento através de boleto e Pix. As vendas também serão feitas no ponto de atendimento da unidade da Comur em Esteio, que será instalada na Rua Garibaldi, 194 – Loja 4, no Centro. A previsão de início de atendimento é dia 2 de setembro.
Saldo no cartão TEU
O cartão TEU Bilhete Metropolitano é utilizado em diversos modais na região, como metrô e ônibus das vizinhas Canoas e Sapucaia do Sul. Nestes locais, não haverá nenhuma alteração.
QUEDA NAS TEMPERATURAS: PREVISÃO DO TEMPO: Temperaturas abaixo de zero por dias consecutivos e chance de neve no RS após a chuva
A Prefeitura encaminhou pedido à gestora do Cartão TEU para que seja possível a solicitação de saldo não utilizado por parte dos usuários do transporte coletivo de Esteio. O procedimento poderá ser feito entre 9 de setembro e 31 de outubro através da solicitação pelo e-mail comercialvt@teubilhete.com.br, pelo telefone (51) 3214-0404 e pelo site www.teubilhete.com.br.