A Secretaria Municipal da Saúde de Esteio abriu agendamento para a dose de reforço, terceira dose, da vacina contra a Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos. Estão aptos a receber a injeção os pequenos esteienses que fizeram a segunda dose dos imunizantes Pfizer Infantil ou Coronavac há, pelo menos, quatro meses. A vacinação deve ser agendada pelo site www.esteio.rs.gov.br/vacina.
O reforço começará a ser aplicado na próxima segunda-feira (16) nas unidades básicas de saúde (UBSs) Parque Primavera, Claret e Centro, das 9h30 às 15h30. Nos mesmos locais, estão sendo aplicadas, também, a vacina Pfizer Baby para crianças de seis meses a três anos incompletos que tenham alguma das comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde.
Para melhor organização e para que se evite perda de vacinas, a SMS está fazendo a aplicação de todas as doses de vacinas para crianças de seis meses a três anos através de agendamento. O esteiense que está em atraso com a imunização deve buscar a proteção de segunda a sexta-feira no Centro de Vacinação ou nas unidades básicas de saúde de acordo com idade ou dose necessária.
LEIA TAMBÉM
São Leopoldo terá blitz de vacinação no domingo
Em São Leopoldo no domingo (15) haverá blitz de vacinação contra a Covid-19 para adultos e crianças, na Praça Vinte de Setembro, a popularmente conhecida, Praça da Biblioteca. A praça está localizada na Rua Osvaldo Aranha, 934, Centro. A unidade móvel estará no local durante a VII Expo Black.
O horário de funcionamento será das 14 às 18 horas. No local serão oferecidas, a primeira, a segunda, a terceira e a quarta dose, de acordo com os critérios do Plano Nacional de Imunizações. Em caso de chuva, a vacinação será cancelada.
Terceira dose
A dose complementar é destinada apenas para pessoas a partir dos 12 anos. O tempo de intervalo entre as doses permanece de 4 meses. Com exceção dos imunossuprimidos, que necessitam de apenas 28 dias de intervalo.
Quarta dose
Está disponível, também, a quarta dose, para imunossuprimidos acima de 12 anos. O intervalo de tempo entre a terceira e quarta dose é de 4 meses. Pessoas acima de 30 anos e profissionais de saúde também estão contemplados, desde que tenham intervalo de 4 meses da terceira.
Segunda dose da vacinação infantil
A aplicação da segunda dose da CoronaVac/Butantan com o intervalo de 28 dias da primeira. Já a segunda dose da Pfizer pediátrica é aplicada com intervalo de 8 semanas completas.