A Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) de Esteio recebeu, na manhã desta sexta-feira (16), uma carreta locada que será utilizada para prestar atendimentos dos serviços socioassistenciais, proporcionando ampliação do acesso da população aos direitos sociais e também auxiliar na identificação de possíveis vulnerabilidades das comunidades. Por mês, a Administração Municipal vai investir R$ 15 mil na locação.
Em seu discurso na solenidade de entrega, realizada em frente à Prefeitura, o prefeito Leonardo Pascoal agradeceu a todos que trabalharam pelo projeto, destacou a importância do veículo e disse que ele poderá ser usado não só pela SMCDH, mas por várias secretarias e parceiros da prefeitura em diferentes ações.
“Gosto de dizer que para governar para as pessoas é preciso estar perto das pessoas. O espírito desta unidade móvel é chegar a quem, por vezes, não tem acesso aos serviços, seja por dificuldade de acesso, falta de orientação ou até mesmo vergonha. A ideia é chegar nestes espaços para atender de forma mais abrangente a nossa população, sobretudo nos espaços mais vulneráveis”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Agentes da Guarda Municipal salvam bebê engasgado com o leite em São Leopoldo
A titular da SMCDH, Cristiane Franco, salientou que a unidade vai promover maior alcance das ações e dos serviços socioassistenciais em bairros que não contam com equipamentos fixos. “Nosso maior objetivo é nos aproximarmos ainda mais das pessoas e trazer para quem mais precisa um espaço de acolhimento e atendimento adequado. Para isso, teremos uma equipe de técnicos qualificados e preparados para atender as comunidades por onde passarmos”, diz.
O veículo
Com 13,5 metros de comprimento e equipado com móveis e equipamentos, o veículo começa a circular por Esteio no dia 10 de setembro, quando estaciona no Bairro Três Marias. De lá, segue para o Bairro São José e outros pontos da cidade. Antes, de 24 de agosto a 1º de setembro, será usada como base para o trabalho de servidores da SMCDH dentro do Parque de Exposições Assis Brasil durante a Expointer, com ações de vigilância social, como combate ao trabalho infantil e uso de drogas por crianças e adolescentes, entre outros.
VIU ESTA?: Com piscina e reforma, tigre siberiano ganha casa nova no Zoológico de Sapucaia do Sul
Técnicos e educadores sociais vão ser deslocados dos centros de referência em assistência social (Cras) de Esteio para atendimento à população. Todos os serviços oferecidos pelos Cras e órgãos como Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ciaca) e Assistência Judiciária Gratuita (AJG) estarão disponíveis. Na Unidade poderão ser feitos encaminhamentos para Benefício de Prestação Continuada (BPC), para programas de transferência de rendas e registros no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), que faz encaminhamento para o Bolsa Família, entre outros.
O projeto tem parceria da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), uma organização humanitária global da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Roteiro pelos bairros
10 a 12 de setembro – Três Marias
24 a 26 de setembro – São José
1º a 3 de outubro – Novo Esteio
8 a 10 de outubro – Três Marias
15 a 17 de outubro – São José
22 a 24 de outubro – São Sebastião/Ezequiel
29 a 31 de outubro – Três Marias
5 a 7 de novembro – São José
12 a 14 de novembro – Novo Esteio
19 a 21 de novembro – Três Marias
26 a 28 de novembro – São José
3 a 5 de dezembro – São Sebastião/Ezequiel
10 a 12 de dezembro – Três Marias
Nas segundas e quartas-feiras, o atendimento será das 9h às 12h e das 13h às 16h. Às terças-feiras, será das 13h às 16h
* Roteiro sujeito a alterações
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags