REGIÃO
Esteio empossa eleitos no projeto 'Prefeito e Secretário com Cromossomo A Mais'
Prefeitura realizou atividade para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down
Última atualização: 26/02/2024 10:57
A eleição organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Esteio culminou nesta terça-feira (21) com a posse do projeto Prefeito e Secretário com Cromossomo A Mais. A entidade somou mais de 8 mil votos na ação, que marcou o Dia Mundial da Síndrome de Down. A atividade ocorreu no Paço Municipal Clodovino Soares, com a participação do prefeito Leonardo Pascoal, vice Jaime da Silva e representantes de todos os órgãos municipais, como secretarias, Hospital São Camilo e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Esteio (Prev-Esteio).
Os eleitos receberam certificados e crachás dos titulares de cada pasta e, depois da solenidade, conheceram os espaços da prefeitura e de suas respectivas secretarias e órgãos. A solenidade teve como uma das cerimonialistas a estudante Nathália Ramos, estagiária na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e que tem Síndrome de Down. Este ano, o evento foi conduzido pela SMCEL, a pedido da titular da pasta, Tatiana Tanara, à secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Katiane Marques.
Evolução
Em seu discurso, o prefeito Pascoal lembrou da evolução do projeto. "Há seis anos, temos a alegria de poder vivenciar de forma mais intensa esse 21 de março. Nem o período da pandemia deixamos de realizar a ação, justamente porque a gente entende a importância que essa data tem", comentou. Pascoal frisou que a data e a ação realizada ajudam no combate ao preconceito, que ainda existe com pessoas com Síndrome de Down.
"Ele (preconceito) reside na ignorância e, para a gente conter a ignorância, nós precisamos levar conhecimento. Quando a gente faz uma campanha, compartilha, pede para as pessoas votarem, elas vão se aproximando, vão conhecendo uma realidade que, por vezes, está distante dela. Elas vão se envolvendo e, muitas vezes, quebrando estigmas, esteriótipos que elas criaram. Com isso, a gente vai conseguindo superar a ignorância e o preconceito", exemplificou.
O prefeito disse, ainda, que a ampliação do evento de solenidade de entrega vem justamente para valorizar ainda mais os participantes da ação e todas as pessoas com Down.
Saiba mais
A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As crianças, os jovens e os adultos podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de enfermidades, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas. O Dia Mundial da Síndrome de Down é lembrado em 21 de março.
Os mais votados
Prefeito: Ian Selau Machado
Vice-prefeito: Laerte Kohn Garcia
Cidadania e Direitos Humanos: Lucas Geyer Izabel
Cultura, Esporte e Lazer: Asafe Gomes Morinel de Menezes
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente: João Paulo Boeno Pires
Educação: Valentim Campos Ribeiro
Fazenda: Tiago Daniel Silveira Lopes
Governança e Gestão: Rafael Lemos Fay
Obras e Serviços Urbanos: Matheus Pereira da Silva
Saúde: Ana Clara Avila Greff
Segurança Pública: Lisabete Teichmann de Freitas
Urbanismo: Luiza Mendes
Chefe de Gabinete: Erick Navarro Haigert
Procuradora-geral do Município: Sophia Adriana Pires de Paula
Hospital São Camilo: Roberto Lopes Feijó
Prev-Esteio: Gustavo Capelli Fontoura