UTILIDADE PÚBLICA

Esteio e Sapucaia do Sul devem ter desabastecimento de água a partir da noite desta terça

Corsan alerta que obra para substituição de rede pode causar o problema; em São Leopoldo, bairros da Zona Norte também enfrentam falta d’água

Publicado em: 26/11/2024 16:11
Última atualização: 26/11/2024 16:11

As cidades de Esteio e Sapucaia do Sul, que utilizam o mesmo sistema de abastecimento de água, podem ter desabastecimento ou oscilações na pressão das redes de água a partir das 22h desta terça-feira (26).

A Corsan informou que substituirá uma tubulação de grande porte na BR-116, em Sapucaia do Sul, em frente à fábrica da Votorantim. A normalização da distribuição será gradual após a conclusão do serviço, o que está previsto para ocorrer na noite de quarta-feira (27).

Segundo a companhia, a substituição da tubulação é necessária após equipes constatarem vazamentos naquela região. “A troca vai aumentar a pressão da água e melhorar o abastecimento para as regiões mais altas e distantes das duas cidades”, destaca a nota enviada pela Corsan.

LEIA MAIS: Polícia Federal indicia o deputado gaúcho Van Hattem

Mais informações

Para outras informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: aplicativo da Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800 646 6444.

“A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço”, finalizou o texto da empresa.

CONFIRA: Manifestação em empresa de aço faz apelo por segurança: "Não dá pra aceitar que trabalhadores saiam de casa e voltem dentro de caixão"

Falta d’água também em São Leopoldo

Em São Leopoldo, localidades da Zona Norte também tem passado por problemas de desabastecimento. Moradores do Vila Santa Marta, por exemplo, relataram que estão sem água desde a última sexta-feira (22).

No início da tarde desta terça-feira (26), o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) publicou nota em suas redes sociais, informando que o abastecimento deve ser restabelecido ao longo desta terça-feira (26), com a reposição de uma das bombas da Elevatória de Água Tratada (EAT) da Campina, que apresentou problemas e teve de ir para manutenção na sexta.

“A ausência do equipamento ocasiona problemas de abastecimento na Vila Baum, Jardim Luciana e Boa Vista, devido ao baixo nível do reservatório do Parque Campestre, que abastece a região. Com a normalização do sistema de bombeamento da EAT, o reservatório voltará aos níveis adequados para o abastecimento da região”, explicou o texto.

“Como alternativa de recuperação do nível do reservatório do Parque Campestre, durante o final de semana, os técnicos do Semae realizaram algumas manobras nas redes que abastecem a Santa Marta. Com a normalização do sistema de bombeamento na EAT Campina, a ausência de pressão na rede será normalizada”, acrescentou.

VEJA: Cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios ainda podem ser adotadas; saiba como

Consumo elevado

O Semae ponderou ainda que, com a alta da temperatura nessa época do ano, o consumo de água é elevado, “impactando, principalmente, as extremidades do município de São Leopoldo, como é o caso das localidades próximas à divisa com Portão. Entre as ações futuras do Semae, estão as obras em processo de licitação ou cadastradas no novo PAC, que visam a melhoria no abastecimento de água de toda a Zona Norte.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas