A Prefeitura de Esteio divulgou nesta quarta-feira (24) a lista com os contemplados no primeiro lote do Renda Certa Emergencial. O programa do Município está pagando R$ 2 mil para famílias da cidade que tiveram as casas afetadas pelas cheias entre o final de abril e a primeira quinzena de maio, que receberam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal, mas não tiveram direito aos recursos dos programas estaduais Volta por Cima e Pix SOS Rio Grande do Sul.
A entrega dos cartões eletrônicos será feita nesta sexta-feira (26), das 14h às 20h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que fica na Rua Rio Grande, 2263, Bairro São Sebastião. A lista com os nomes dos contemplados pode ser conferida no site www.esteio.rs.gov.br
Para retirar o cartão, o contemplado precisa apresentar documento de identificação com foto. O crédito será efetuado na segunda-feira (29). Quem não puder retirar o cartão na sexta-feira (26) tem até o dia 2 de agosto para retirá-lo, das 9h às 17h, também no CEU.
Veja também: Frente fria traz chuva para parte do RS nesta quinta-feira; veja onde
Este primeiro lote de entregas contempla apenas famílias que o Governo do Estado já identificou que não se enquadram nos critérios dos programas estaduais Volta por Cima e Pix SOS Rio Grande do Sul. Como o governo gaúcho vai divulgar novos beneficiados dos programas estaduais nos próximos dias, a Prefeitura precisa aguardar esse comunicado para verificar quais outras famílias terão direito aos valores do programa municipal. Os novos lotes do programa Renda Certa Emergencial serão divulgados na próxima quarta-feira (31) e nos dias 7 e 14 de agosto.
As famílias com direito ao Renda Certa Emergencial não precisam fazer nenhuma espécie de cadastramento, a não ser aquelas que não tenham registro no CadÚnico do Governo Federal. Os dados utilizados para a análise das famílias com direito aos recursos serão extraídos do formulário preenchido para a solicitação do Auxílio Emergencial do Governo Federal.
Registro no CadÚnico
O registro no CadÚnico pode ser feito na Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), das 9h30min às 17h30min, junto à Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), que funciona no subsolo da Prefeitura.
Para se inscrever, é necessário apresentar CPF, documento com foto, que pode ser digital, e comprovantes de endereço e de renda. Quem teve os documentos extraviados por conta da água receberá a orientação de técnicos da SMCDH de como proceder.
LEIA TAMBÉM