Jovens moradores de Esteio, com idades entre 15 e 29 anos e que vivem em situação de vulnerabilidade social têm a oportunidade de participar de qualificações gratuitas em diferentes áreas.
Desde o ano passado, o Centro da Juventude, localizado na Rua Rio Grande, 2263, no bairro São Sebastião, é palco para cursos e oficinas que buscam capacitar a juventude para melhores oportunidades de trabalho, emprego e geração de renda. Coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), o Centro foi inaugurado em julho de 2023.
Os cursos realizados no local são ministrados em parceria com o Instituto Educacional, Social e Cultural/Central Única das Favelas (Cufa). No período de julho a dezembro do ano passado, mais de 380 alunos foram capacitados em cursos oferecidos no local. Entre eles, assistente administrativo, barbearia, embelezamento de unhas, informática básica, manutenção de computadores, maquiagem, tranças e vendas.
Atualmente, o Centro da Juventude está com inscrições abertas para quatro cursos com início previsto para o próximo dia 29. Essa também é a data limite para realização das inscrições, que devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura. As oportunidades são para capacitações em desenho de sobrancelhas, embelezamento de unhas, informática básica e esmaltação em gel.
O curso de desenho de sobrancelhas tem 16 horas de duração, com aulas às segundas-feiras, das 18h30 às 21 horas. A formação em embelezamento de unhas também terá aulas às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, com carga horária de 56 horas. O curso de informática básica, que terá duração de 56 horas, será ministrado às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30. As aulas de esmaltação em gel ocorrerão nas quartas, das 19h30 às 21h30 e terá 16 horas de duração, segundo os organizadores.
Meta é formar 300 jovens
Segundo o coordenador da CUFA em Esteio, Eduardo Cardoso, a expectativa para 2024 é a formação de mais de 300 jovens nas formações gratuitas. “Os cursos são planejados de modo a suprir a demanda do mercado de trabalho objetivando a empregabilidade destes jovens participantes. Ou ainda que os alunos possam gerar renda através das habilidades adquiridas nos cursos por meio do empreendedorismo”, afirma Cardoso.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags