COMUNIDADE
Esteio contará com espaço próprio para doação e coleta de sangue
Espaço funcionará no Centro de Especialidades, que fica junto ao Hospital São Camilo
Última atualização: 20/02/2024 18:14
Doadores de sangue de Esteio não necessitarão mais se descolar para Porto Alegre para fazerem doação de sangue. Há aproximadamente duas semanas o Centro de Especialidades, localizado junto ao Hospital São Camilo, em Esteio, recebeu a permissão do Hemocentro para a implantação da sala de doação e a realização da coleta de sangue.
Já está em fase preparatória para criação de toda a infraestrutura necessária para este fim, se incluindo mobiliário adequado, entre cadeiras elétricas que permitem posicionar o doador de forma adequada, material de uso e o treinamento técnico dos profissionais, que será em Porto Alegre.
Cada equipe transfusional é composta por aproximadamente 10 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem. Viabilizar este espaço faz parte do Projeto Amigos do Nick, que surgiu em outubro de 2013, depois da luta contra a leucemia do menino Nickollas Gomes.
Amigos do Nick
O projeto tem à frente Lílian Rocha Gomes, mãe do Nickollas, que representa e preside o Projeto Amigos do Nick de Esteio, contando também com o apoio, nesta iniciativa, da Prefeitura de Esteio, do Hospital São Camilo, do Hemocentro, dos Lions Esteio Centro e Exposição de Esteio, do vereador Francisco Alves e da empresa Brentag, que em conjunto com os Lions doou as cadeiras específicas para a coleta.
Desde 2013, 5,6 mil pessoas de diversos municípios, aderiram ao Projeto Amigos de Nick e fizeram suas doações. Inicialmente as coletas em Esteio serão realizadas de 15 em 15 dias e armazenadas em bolsas trazidas pelo Hemocentro. Esteio tem hoje 45 doadores. Ainda não há previsão para início das coletas.