Dia de São Jorge

Estância Velha terá a 3ª carreata em homenagem a Ogum

Evento busca promover a cultura e combater o preconceito religioso

Publicado em: 12/04/2024 16:04
Última atualização: 12/04/2024 16:05

No próximo dia 28 de abril, às 14h30, fiéis e simpatizantes das religiões de matriz africana se reunirão para a 3ª Carreata em Homenagem ao Ogum em Estância Velha, uma celebração que destaca o sincretismo da data de São Jorge, tradicionalmente comemorada em 23 de abril. O evento, organizado pelo Ilê Asé Obá Kossô Xangô Ayrá, centro umbandista localizado no bairro União, busca difundir os valores e a cultura dessas religiões para além dos seus templos.


Luana da Padilha, Pai Lauro de Xangô e Daniela da Rainha Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

A concentração para a carreata será na rua Portão, 3027, no posto de combustível, de onde os participantes seguirão por ruas do município até alcançar a terreira situada na rua Achinello Graebim, 444.

"Queremos levar o conhecimento da nossa religião para fora dos templos, é uma honra mostrar nossas raízes africanas e buscar a paz. Este não é apenas um evento para Estância Velha, é uma celebração para o mundo, e por isso convidamos todas as terreiras da região para se juntarem a nós", afirmou o Babalorixá Lauro de Xangô, mais conhecido como Pai Lauro de Xangô.

Pai Lauro também enfatizou a importância de desmistificar e combater o preconceito contra as religiões de matriz africana: "O povo da nossa religião é reservado, com medo de expressar sua fé. Queremos expandir isso, desmistificar muitas coisas e combater o preconceito que há sobre religiões de matriz africana".

Após a carreata, estão programadas diversas atividades culturais, incluindo capoeira, dança e samba de macumba. Além disso, será servida uma feijoada para todos os participantes.


Pai Lauro de Xangô Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

"Após as duas primeiras festas nos anos anteriores, percebemos uma receptividade muito positiva, com muitas pessoas nos procurando. Isso é fundamental, especialmente em uma cidade de origem alemã, que não tem essa cultura", destacou Luana da Padilha, uma das organizadoras do evento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (51) 99798-0946.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas