Com o intuito de manter os estoques de sangue disponíveis para o Hospital Municipal Getúlio Vargas, a Secretaria da Saúde (SMS) de Estância Velha está lançando a campanha “Doe Vida. Sua doação salva 4 vidas” na sua versão 2025. A campanha de doação prevê a mobilização mensal de doação de sangue. O consumo do sangue é diário e contínuo, pois ele é utilizado em diversas situações: em anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. Por isso, as doações ao Hemocentro de Porto Alegre devem ocorrer de forma contínua.
O movimento de mobilização dos doadores será de responsabilidade dos postos de saúde, conforme cronograma estipulado pela SMS. Nesta primeira etapa, no mês de janeiro, todas as unidades estão trabalhando no sentido de captar doadores.
A primeira data prevista para o deslocamento do grupo de doadores é 28 de janeiro, com saída às 7h30, ao lado do Centro de Especialidades (Rua Adolfo Mattes). “Pedimos que as pessoas realizem suas inscrições diretamente no posto de saúde mais próximo de sua residência”, convida o secretário de Saúde, Yuri Campos. Os doadores serão transportados pela prefeitura e receberão lanche após a doação, além de atestado para o dia.
Posto avançado
Campos recebeu os profissionais do Hemocentro para uma reunião, na última terça-feira (14), com o objetivo de discutir a viabilidade da instalação de um posto avançado de coleta de sangue na cidade. A proposta busca facilitar o acesso à doação de sangue para a população, contribuindo para o abastecimento contínuo dos bancos de sangue da região e melhorando a logística de coleta.
Requisitos para doar
– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
– Pesar no mínimo 50 quilos.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.
Conforme a Lei Estadual 13.891 de janeiro de 2012, os doadores regulares de sangue serão beneficiados com meia-entrada em evento cultural, esportivo ou de lazer, realizado em local público.
LEIA TAMBÉM