COMUNIDADE
"Não pensei duas vezes", relembra homem que salvou criança e idosa de casa em chamas na região
Graças à rápida intervenção do Corpo de Bombeiros, a tragédia foi contida antes que se espalhasse
Última atualização: 20/02/2024 15:53
Na tarde abrasadora de 8 de fevereiro, em Estância Velha, Sergio Douglas Pereira Bottcher, um gerente de produção, de 41 anos, vivenciou um dia que mudaria sua vida para sempre.
"Sai do trabalho no curtume e, ao passar na casa do meu pai para pegar meus filhos, mal imaginava o que estava prestes a acontecer", recorda Bottcher. Ao chegar na Rua Porto Alegre, no bairro Encosta do Sol, ao final da tarde, um cenário de caos o aguardava.
"Minha filha de onze anos, enquanto estávamos a uma rua de casa, alertou que algo parecia estar pegando fogo. Percebi uma movimentação na calçada", conta ele.
Sem hesitar, Bottcher se aproximou da fonte do tumulto e percebeu que a casa de uma pessoa de sua vizinhança estava em chamas. ”Quando soube que havia crianças lá dentro, não pensei duas vezes", afirma.
Em um ato de coragem, desprovido de treinamento formal, ele e um vizinho adentraram a residência em chamas. Apesar do calor intenso e da fumaça preta, gerados por um fogo iniciado em um colchão da casa, Bottcher encontrou a vizinha idosa, junto de uma menina de três anos, na lavanderia.
"Eu não conheço elas, nunca chegamos a conversar, mas sabia que precisava tirar as duas dali. Ela jogou um balde e estava indo buscar mais água. Não ia dar certo, a fumaça preta havia tomado conta de tudo. Meu vizinho pegou a senhora e o cachorro, e eu, a menina. Nos abaixamos e saímos da casa", diz ele.
Após resgatarem as duas, os vizinhos conseguiram arrombar a garagem da residência em chamas, salvar o carro e um passarinho. Graças à rápida intervenção do Corpo de Bombeiros, a tragédia foi contida antes que se espalhasse. "Eles chegaram em minutos e fizeram um trabalho excepcional", elogia Bottcher.
Após o incidente, Bottcher voltou para sua filha, que estava apreensiva assistindo toda a cena. "Ver o alívio nos olhos dela, quando retornei com a senhora e a criança, são e salvo, foi a maior recompensa que poderia receber", diz ele.
Em caso de incêndio, ligue para os Bombeiros
O indicado é que, em casos como esse, a população ligue para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.