abc+

COMUNIDADE

"Não pensei duas vezes", relembra homem que salvou criança e idosa de casa em chamas na região

Graças à rápida intervenção do Corpo de Bombeiros, a tragédia foi contida antes que se espalhasse

Giordanna Vallejos
Publicado em: 20/02/2024 às 15h:34 Última atualização: 20/02/2024 às 15h:53
Publicidade

Na tarde abrasadora de 8 de fevereiro, em Estância Velha, Sergio Douglas Pereira Bottcher, um gerente de produção, de 41 anos, vivenciou um dia que mudaria sua vida para sempre.

Momento do incêndio na residência | abc+



Momento do incêndio na residência

Foto: Arquivo pessoal

“Sai do trabalho no curtume e, ao passar na casa do meu pai para pegar meus filhos, mal imaginava o que estava prestes a acontecer”, recorda Bottcher. Ao chegar na Rua Porto Alegre, no bairro Encosta do Sol, ao final da tarde, um cenário de caos o aguardava.

“Minha filha de onze anos, enquanto estávamos a uma rua de casa, alertou que algo parecia estar pegando fogo. Percebi uma movimentação na calçada”, conta ele.

Sem hesitar, Bottcher se aproximou da fonte do tumulto e percebeu que a casa de uma pessoa de sua vizinhança estava em chamas. ”Quando soube que havia crianças lá dentro, não pensei duas vezes”, afirma.

Momento do incêndio na residência | abc+



Momento do incêndio na residência

Foto: Arquivo pessoal

Em um ato de coragem, desprovido de treinamento formal, ele e um vizinho adentraram a residência em chamas. Apesar do calor intenso e da fumaça preta, gerados por um fogo iniciado em um colchão da casa, Bottcher encontrou a vizinha idosa, junto de uma menina de três anos, na lavanderia.

“Eu não conheço elas, nunca chegamos a conversar, mas sabia que precisava tirar as duas dali. Ela jogou um balde e estava indo buscar mais água. Não ia dar certo, a fumaça preta havia tomado conta de tudo. Meu vizinho pegou a senhora e o cachorro, e eu, a menina. Nos abaixamos e saímos da casa”, diz ele.

Após resgatarem as duas, os vizinhos conseguiram arrombar a garagem da residência em chamas, salvar o carro e um passarinho. Graças à rápida intervenção do Corpo de Bombeiros, a tragédia foi contida antes que se espalhasse. “Eles chegaram em minutos e fizeram um trabalho excepcional”, elogia Bottcher.

Após o incidente, Bottcher voltou para sua filha, que estava apreensiva assistindo toda a cena. “Ver o alívio nos olhos dela, quando retornei com a senhora e a criança, são e salvo, foi a maior recompensa que poderia receber”, diz ele.

Em caso de incêndio, ligue para os Bombeiros

O indicado é que, em casos como esse, a população ligue para o Corpo de Bombeiros pelo número 193. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade