A prefeitura de Estância Velha, em conformidade com o Plano Municipal de Saúde, concluiu recentemente a primeira etapa das reformas no Centro de Especialidades Médicas. Entre as melhorias realizadas, destaca-se a estrutural, com a substituição completa do telhado e cobertura da unidade, e a renovação do ambiente, deixando-o mais moderno, incluindo a renovação total de pisos e paredes.
Agora, as obras concentram-se na outra metade do Centro, que deve ter duração máxima de seis meses. “Optamos por fazer as reformas em duas etapas para que não precisássemos parar com os atendimentos”, explica o secretário de Saúde, Christian Henrique da Silva. O Centro de Especialidades oferece serviços médicos como urologia, cardiologia, ginecologia, traumatologia e infectologia, além de atendimentos em fisioterapia.
O posto de saúde central, que ficava junto ao Centro de Especialidades, foi realocado temporariamente para o prédio na Rua Hugo Metz, 71, no Centro. “Até que se tenha novo local para acolher permanentemente a unidade centro, o local atual suprirá as necessidades”, afirma o secretário.
Plano Municipal de Saúde
Estância Velha vem promovendo melhorias pontuais em suas unidades de saúde, como parte do Plano Municipal de Saúde. Além das reformas no Centro de Especialidades, outras unidades também foram alvo de intervenções, visando manter as estruturas adequadas e em conformidade com os padrões exigidos para o acolhimento dos pacientes na Rede de Atenção Básica.
Dentro do Programa de Qualificação da Rede Municipal de Saúde, diversas ações foram empreendidas, desde reformas até aquisições de equipamentos. Além disso, a entrega de materiais educativos, preventivos contra a dengue, espaçadores para administração de medicamentos em aerossol, novos instrumentais de enfermagem e kits para agentes de saúde que concluíram cursos técnicos fazem parte do aprimoramento dos serviços.
Calçamentos na UBS Nova Estância, melhorias no posto de saúde do Rincão Gaúcho, entrega de computadores, estabilizadores de voltagem, equipamentos para rede de Internet, materiais educativos e preventivos também são algumas das ações. A meta é que todas as nove unidades de saúde da cidade recebam reformas, melhorias ou pinturas dentro de até um ano.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags