TAQUARA
"Estamos vivendo um dia de cada vez": Nem todos os alunos feridos no acidente que envolveu ônibus escolar voltaram à escola
Acidente completa 14 dias nesta segunda-feira
Última atualização: 01/04/2024 17:12
Os quatro alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dona Leopoldina, da zona rural de Taquara, que ficaram por mais tempo hospitalizados em função do acidente com ônibus escolar no dia 18 de março, já estão em suas casas. Segundo a prefeitura, todos os estudantes envolvidos estão recebendo atividades da escola, mas alguns não retornaram às aulas presenciais em razão da recuperação.
A mãe de Lívia Maria Mattos da Silva, 5 anos, a agente comunitária de saúde, Ludmila de Mattos da Silva, diz que a família vive um dia de cada vez.
A menina teve alta na tarde da última quinta-feira (28), porém, não deve ir à escola. "Nem teria como, pois ela só pode ficar deitada. Ela está engessada até o quadril", conta, explicando que sua filha não consegue nem sentar. Ela acredita que nesta segunda-feira (1º) deverá receber material escolar para ser feito em casa.
"Estamos vivendo um dia de cada vez focados na recuperação da Lívia, que passou três dias internada no Hospital de Pronto Socorro de Canoas e mais sete dias no Hospital São Francisco de Assis de Parobé. Sabemos que será uma longa caminhada, mas sei também que não estou sozinha, tenho o apoio e ajuda dos meus familiares e amigos para superar esse trauma", frisa a mãe.
Ludmila comenta que passar por uma mistura de sentimentos. No dia do acidente sentiu-se impotente em ver a filha daquele jeito, sem poder tirar a dor da pequena e, ao mesmo tempo, agradecida por Deus salvar a vida dela e de todos no ônibus.
"Fisicamente, graças a Deus, logo estarão recuperados, mas, psicologicamente, a recuperação será longa, pois o que eles viveram e passaram não será de um dia para outro, de uma semana para outra, que esquecerão", arremata.
Transporte
Na escola seguem as obras do novo espaço para acesso ao transporte escolar. A terraplanagem está pronta e a rampa de acesso deve ficar pronta nos próximos dias. Enquanto o serviço não é finalizado, a prefeitura esclarece que o embarque e desembarque segue no antigo ponto.
Desde o acidente, a empresa que opera o transporte escolar passou a ser da Suelen Turismo no lugar da Maroto Viagens, que informou à reportagem que respondeu à notificação da administração municipal dentro do prazo estipulado. "Recebemos a resposta e está em análise jurídica", confirma a prefeitura de Taquara.
O acidente
O acidente ocorreu no final da tarde do dia 18 de março. O ônibus escolar levava alunos para casa quando caiu ao lado de uma ponte na Estrada da Grota.
No ônibus estavam 13 alunos, com idades entre 4 e 9 anos, da Escola Dona Leopoldina, assim como o motorista. Todos se salvaram com vida.