abc+

COMBATE AO CRIME

Estado deve contar com mais quatro delegacias de crimes rurais e abigeatos ainda em 2024

Confirmação foi feita durante capacitação da Secretaria Estadual da Segurança Pública na 47ª Expointer

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 29/08/2024 às 12h:22 Última atualização: 29/08/2024 às 12h:23
Publicidade

O Rio Grande do Sul deve contar com mais quatro Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeatos (Decrabs) até o fim do ano. A confirmação foi feita pelo governador Eduardo Leite, durante capacitação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e do Instituto Desenvolve Pecuária, na 47ª Expointer, na terça-feira (27).

Capacitação da SSP na Expointer contou com a presença de autoridade do RS



Capacitação da SSP na Expointer contou com a presença de autoridade do RS

Foto: Maurício Tonetto/Secom

No espaço da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), no Parque de Exposições Assis Brasil, autoridades prestigiaram o evento proporcionado às forças de segurança do Estado.

O governador Eduardo Leite e o titular da SSP, Sandro Caron, além de comandantes das forças das instituições destacaram o programa. Leite falou sobre o reforço no número das Delegacias de Decrabs no Estado, que deve dobrar até o fim de 2024. “Essa capacitação é importante para aprimorar conhecimentos e qualificar ainda mais as nossas polícias nesta área. Criamos, por decreto, uma divisão para o enfrentamento destes crimes e hoje temos quatro delegacias especializadas. Vamos dobrar esse número, instalando mais quatro até o final do ano. Quem trabalha, produz e empreende na área rural precisa ter a certeza de que seu empenho não vai estar à disposição de criminosos. Agimos sem tolerância com a criminalidade, seja na cidade ou no campo”.

Com a ampliação, serão instaladas Decrabs nos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Santa Maria, Vacaria e Santo Ângelo.

VEJA TAMBÉM: EXPOINTER: Medalha Brava Gente reconhece esforços durante a enchente no RS; veja quem recebeu a honraria

Trabalho crescente e conjunto

Além disso, um importante dado foi trazido pela SSP gaúcha na atividade: entre 2016 e 2024, os crimes de abigeato caíram 70%. Em 2024, o primeiro semestre registrou 1.552 ocorrências dos crimes rurais.

Deputada estadual, Delegada Nadine participou de capacitação da SSP na Expointer



Deputada estadual, Delegada Nadine participou de capacitação da SSP na Expointer

Foto: Reprodução

A deputada estadual Delegada Nadine, ex-chefe da Polícia Civil do Estado reiterou o importante trabalho das Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) que contribuem para a diminuição dos crimes mais comuns no setor.

“Os dados ratificam um trabalho crescente e conjunto entre as forças policiais. É muito importante que tenhamos um aprimoramento e é positivo que esse movimento seja realizado na Expointer. São muitas as dificuldades passadas pelos nossos produtores rurais, é um processo de resiliência intensificado pelos fenômenos climáticos e eles precisam trabalhar com a tranquilidade, respaldo e segurança que somente profissionais com o devido preparo podem oferecer”, declarou Nadine.

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade