RIO GRANDE DO SUL
"Essas instabilidades devem ficar praticamente paradas", alerta meteorologista sobre chuva de até 400 milímetros
Além da chuva volumosa, há alerta para tempestade, queda de granizo e intensas rajadas de vento
Última atualização: 24/09/2024 11:16
A chuva já atingiu a região sul do Estado nesta segunda-feira (23), quando o dia virou noite com a chegada da instabilidade, que promete acumulados expressivos até quinta (26). Com alertas das autoridades e dos meteorologistas, no fim desta tarde, a Sala de Situação do Estado atualizou a previsão do tempo no Rio Grande do Sul.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
"Nós temos já a atuação de áreas de instabilidades, essas instabilidades devem ficar praticamente paradas sobre as áreas mais ao sul do Rio Grande do Sul", explica meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do Estado, que expõe ainda que a região já registrou chuva nesta segunda, bem como transtornos.
Até as 17 horas, a Defesa Civil registrou danos em pelo menos sete municípios, sendo Canguçu, Jaguarão, Pinheiro Machado, Piratini, São José do Norte, Tramandaí e Turuçu. Em todas elas houve destelhamento de casas. Em Canguçu, duas escolas ficaram destelhadas. Além disso, teve queda de árvores e alagamentos pontuais.
No restante desta segunda, além de pancadas de chuva, são esperadas rajadas de vento de 40 a 75 km/h.
Seguem os alertas para acumulados entre 200 e 400 milímetros em algumas áreas, como a Campanha, o sul e a Costa Doce. No oeste, centro, Missões e noroeste, pode passar dos 100 milímetros. Nas demais regiões, como a metropolitana, são previstos acumulados inferiores a 50 milímetros.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Mais cedo, o governador Eduardo Leite publicou um vídeo reforçando o alerta para as chuvas intensas esperadas nesta semana. "Como é a característica da região sul [ser] mais plana, não deve trazer maiores transtornos em termos de inundações, embora córregos, arroios, pequenos rios, possam trazer transtornos grandes para as comunidades locais", salientou.
Alerta vermelho do Inmet
O sudoeste e o sudeste gaúcho estão em alerta vermelho, de grande perigo, para acumulados de chuva. O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue até o meio-dia de quarta (25), com chuva superior a 60 mm/h ou 100mm/dia.
Além deste alerta, há outros três: um amarelo para onda de calor o norte do RS até o fim da noite de terça (24); um amarelo, para tempestade, para o centro, sudoeste, sudeste, noroeste e região metropolitana até o meio-dia de terça; e um laranja, de perigo, para a região sul e centro do Estado, também até o meio-dia de terça.
"A atenção mesmo é com relação às chuvas volumosas nas áreas no sul do Estado, e também não dá pra gente deixa de avisar que, além da chuva intensa, volumes intensos, nós vamos ter também tempestades, ou seja, tem expectativas de rajadas de vento intensas e granizo", expõe Cátia.
Chuva pode ultrapassar os 180 milímetros em um dia
Ainda segunda divulgado pela Sala de Situação estadual, na terça-feira, a frente fria se mantém, trazendo chuvas intensas, com volumes de 80 a 150 mm/dia, podendo ultrapassar 180 mm/dia em algumas áreas. As rajadas de vento devem chegar a 40 a 60 km/h e até 80 km/h com as instabilidades.
No dia seguinte, a chuva persiste especialmente no sul, com volumes de 50 a 140 mm/dia. À noite, a frente fria avança, aumentando o risco de temporais e rajadas de vento de 40 a 80 km/h.
Na quinta, a previsão é de que a instabilidade se intensifique em demais áreas do Rio Grande do Sul, com volumes entre 30 e 70 mm/dia. Há risco de tempestades isoladas nas regiões do norte e centro.
Na madrugada de sexta-feira (27), há previsão de chuvas leves na metade Norte, mas o tempo deve firmar ao longo do dia devido a uma alta pressão.