abc+

CULTURA

Espetáculo ZumZumZum - a união faz a vida terá entrada gratuita em Canoas

Peça de teatro aborda sentimentos de empatia, cooperação e amizade

Taís Forgearini
Publicado em: 27/04/2023 às 10h:01 Última atualização: 05/03/2024 às 09h:35
Publicidade

A estreia da nova temporada da peça de teatro ZumZumZum – a união faz a vida será na próxima terça-feira (2), às 15h30. O espetáculo infantil terá entrada gratuita, no ginásio da Emef Rio de Janeiro, localizada na Rua Vereador Antônio Ferreira Alves, 900 – Mathias Velho.

Peça teatral traz temática de solidariedade



Peça teatral traz temática de solidariedade

Foto: Sal Fotografia

O retorno da peça traz como novidade a acessibilidade, as apresentações passarão a ter audiodescrição e libras. As primeiras temporadas rodaram o país entre os anos de 2013 e 2015. A nova montagem do espetáculo tem como público-alvo crianças de 4 a 11 anos.

O texto foi atualizado pelo autor Renato Mendonça. “É natural que com o passar do tempo haja a necessidade de polimento do texto. O ritmo de algumas piadas precisou ser revisto. Entendi que é era preciso ter um cuidado especial. A mensagem de solidariedade e empatia permanecem conduzindo o espírito da peça”, explica.

Mendonça detalha o sentimento de cooperação e valores que a peça teatral transmite. “A trama acompanha o desenrolar da vida de dois irmãos (Leona e Artur) bastante diferentes. Os personagens precisam de ajuda de abelhinhas para evitar que a Rainha do reino Mau-mau concretize a ameaça de transformar o nosso planeta em uma terra triste e egoísta”, conta.

O espetáculo traz como uma das personagens principais uma cadeirante, Leona. “A arte é capaz de conscientizar os espectadores sobre diferentes questões. No ZumZumZum a ideia é trabalhar e inspirar a empatia, o entusiasmo, a determinação e a cumplicidade”, ressalta Mendonça. A peça teatral tem apoio da Fundação Sicredi. A encenação é feita pelo Grupo Cerco. A direção é feita por Inês Marocco.

Cenário e público

Renato Mendonça é autor do texto e da música da peça. Ele reflete sobre o atual momento do teatro. “A experiência presencial é única, nenhuma apresentação é igual a outra. Competir com a tecnologia e as telas em geral é um desafio. Uma coisa não substitui a outra. No teatro trabalhamos muito a parte da imaginação. Para fazer a magia acontecer, trazemos artifícios que necessitam de habilidade e criatividade”, salienta Mendonça.

O artista relata estar feliz e ansioso para o início da temporada de apresentações. “Será uma ótima temporada”, afirma.

Incentivo e apoio

Após a apresentação em Canoas, a peça deverá passar por 95 cidades brasileiras até o primeiro semestre de 2024. “É sempre bom começar perto de casa. Estamos felizes pelo apoio da Fundação Sicredi que está contribuindo para viabilizar e levar o projeto para mais pessoas. O apoio por parte do poder público também é fundamental”, finaliza Mendonça.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade