As obras de alargamento de um trecho na Rua Major Bento Alves, no bairro Amaral Ribeiro, em Sapiranga, que iniciaram em novembro de 2023, estão 30% prontas e dentro do cronograma previsto pela prefeitura.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
O secretário de Planejamento, Maurício Regla, prevê a entrega entre abril, porém pode ocorrer atraso já que há necessidade de deslocamento de postes de energia, trabalho realizado pela concessionária de energia elétrica RGE. “Queremos acabar com a insegurança no trânsito, principalmente para pedestres e ciclistas”, sublinha.
Com 1,4 quilômetro em cada lado, a obra de mais de R$ 4,2 milhões, inicia próxima ao cemitério do bairro Amaral Ribeiro em direção ao bairro Voo Livre. “O projeto inclui drenagem pluvial, alargamento da pista, recapeamento, calçada, sinalização, ciclofaixa e calçada”, detalha Regla.
No trecho entre as ruas Werner Porcher e Prefeito Edwin Kuwer será construída uma ciclofaixa. É o que mais espera a cuidadora de idosos, Cristianleia de Ramos, 38 anos, que pedalava na última sexta-feira (9), ao lado do filho, Miguel de Ramos, 10 anos. “Eu ando muito de bicicleta e é perigoso, ainda mais eu que tenho criança. Sempre digo para ele ir devagarzinho, para frear, ficar cuidando. Mas quando alargarem e fazer a ciclofaixa vai melhorar para nós”, acrescenta.
Segurança e saúde
Na última sexta-feira (9), o professor Loan Carlos Klein, 36, sua avó Leonila Klein, 79, e os tios Pedro Klein, 58 e Gladis Haack, 56, todos aposentados, enquanto tomavam chimarrão sob a árvore na frente da casa, tinham visão das ações dos trabalhadores da obra. “Temos notado que [a obra] está rápida, dentro do prazo que falaram”, declara o professor.
Os reflexos desse trabalho, aponta Loan, são aguardados por toda comunidade que utiliza a via. Ele cita que as melhorias virão com a ciclofaixa e calçada, proporcionando segurança e saúde. No primeiro caso, as pessoas não irão mais caminhar na rua, convivendo com carro e bicicleta. E o segundo aspecto é que as pessoas poderão praticar caminhada, exercício físico em alta.
Interrupções
Enquanto as obras ocorrem, algumas interrupções na rotina diária ocorrem. “Houve interrupções das quadras, na execução da drenagem pluvial, porém na situação atual talvez tenha a pista trancada durante os serviços, podendo ser liberada após o término do serviço do dia”, explica.
Por alguns meses, explica o secretário de Planejamento, linhas de ônibus não passam pela via. A liberação total do transporte público ocorre somente quando tiver segurança, já que equipes de trabalhos e máquinas ocupam trechos da via.
Assim, explica, o ônibus da Citral entra na Rua Nações Unidas e faz desvio pela RS-239, retornando pela rua Meltzer para a Major Bento Alves.
Já o ônibus da linha interna acessa a Rua Rolante e segue pela Avenida 20 de Setembro para o bairro, retornando para o Centro também pela Avenida 20 de setembro. Atualmente, essa linha interna não passa pela Rua Carlos Brenner até a Major Bento Alves.
LEIA TAMBÉM