abc+

RECONHECIMENTO

Escritora sapucaiense recebe prêmio literário no Rio de Janeiro

A entrega da premiação ocorreu no último dia 11, na Casa Ler, dentro da programação da Festa Literária Internacional de Paraty

Renata Strapazzon
Publicado em: 16/10/2024 às 08h:35 Última atualização: 16/10/2024 às 08h:36
Publicidade

A jornalista e escritora sapucaiense Camila Rocha recebeu, na semana passada, o Prêmio Carioca de Excelência Artística oferecido pela editora luso-brasileira Mágico de Oz. A entrega da premiação ocorreu no último dia 11, na Casa Ler, dentro da programação da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Segundo a organização, o prêmio visa homenagear os destaques do ano tendo como critério: talento, criatividade, empreendedorismo, respeito e apoio cultural.

Camila foi premiada e visitou centros especializados



Camila foi premiada e visitou centros especializados

Foto: Cláudia dos Santos/Divulgação

Camila conquistou o prêmio com seu livro “Fissurada pela Vida”, lançado em novembro de 2021. A obra, das editoras Cinco Gatas e Metamorfose, aborda, em 230 páginas, o tema da fissura labial e palatina e já foi vendida vendida em 24 estados brasileiros e mais 11 países.

A história versa sobre Carol, que nasceu com fissura labiopalatina. Sonhadora e obstinada, Carol decide que a fissura não transformaria sua vida de maneira negativa, mas, pelo contrário, daria a ela toda a força necessária para ir em busca dos seus sonhos. Embora trate de um problema sério, o livro é escrito de maneira leve e bem humorada, o que costuma encantar os leitores.

LEIA TAMBÉM: Começa a venda de ingressos para a Oktoberfest de Esteio; veja atrações e preços

Assim como Carol, a personagem principal do livro, Camila também nasceu com fissura labial. Em 2021, a jornalista foi empossada como embaixadora da ONG americana Smile Train, que trabalha no tratamento de crianças que nasceram com esta condição.

“Ser premiada sempre é uma alegria. Fora do estado, na Flip, que eu sonhava conhecer e por um livro que tem a temática da fissura labiopalatina é muito emocionante e importante para mim e para a causa. E como profissional da escrita, dá uma visibilidade e uma credibilidade maior enquanto autora”, comenta Camila. A segunda edição do livro está disponível para compra no Instagram @fissuradapelavida.

Visita

No Rio, Camila ainda conheceu dois centros especializados em fissura labiopalatina. As visitas foram realizadas nesta segunda (14) e terça-feira (15) no Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (Cetac- UERJ) e no Centro de Fissura Labiopalatina (Cefil) ligado ao Hospital Nossa Senhora de Loreto, respectivamente. Nos locais, a escritora conversou com profissionais, mães e pacientes e também autografou o seu livro.

SAIBA MAIS: Embaixadora da Alemanha no Brasil visita o Museu de São Leopoldo

“A acolhida e a troca nos centros especializados é maravilhosa. Tanto que já está escrito, para ser lançado em 2025, um livro infantil chamado A Descoberta do Centro Mágico, que fala justamente da importância do tratamento multidisciplinar integrado que os centros especializados possibilitam”, revela Camila.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade