RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
Escritora de Morro Reuter é selecionada para prêmio literário na Suíça
Autora de "A ansiedade é uma companheira cruel", a jovem de 25 anos busca apoio para receber o prêmio em Genebra
Última atualização: 22/01/2024 20:45
A escritora Milena Farias (dos Santos), de 25 anos, natural e moradora de Morro Reuter, vive um momento especial em sua trajetória literária. Estudante de Marketing Digital na Unisinos, Farias teve um de seus cinco livros já escritos, selecionados para receber o VIII Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros, que será entregue em Genebra, na Suíça, de 6 a 10 de março deste ano. Mas, para isso, precisa de ajuda para conseguir os recursos necessários para custear a viagem.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O livro de poesias ”A ansiedade é uma companheira cruel” foi lançado digitalmente, em formato e-book, em setembro de 2023 e descreve, segundo ela, uma de suas piores fases na vida devido ao sentimento de ansiedade. “É um livro tão cru e real, de um momento tão difícil. Mas eu sobrevivi, passei por tudo aquilo e saí daquela situação. E agora estou aqui por tudo o que passou”, conta a escritora.
Trajetória iniciada na infância
Sua trajetória na literatura começou ainda na infância, quando estava na quarta série do Ensino Fundamental. Foi também nesta época que pensou em profissionalizar-se como escritora. “Desde 2017 batalho por esse sonho oficialmente, divulgando nas redes sociais. E desde 2019, publico na Amazon”, explica. Em 2012 e 2014 alcançou o segundo lugar no Concurso de Narrativas de Morro Reuter.
Em 2018, lançou seu primeiro livro, chamado “Aquilo que eu nunca falei”, de contos e crônicas. Depois, escreveu “Aquilo que eu nunca falei”, focado em poesia, mas em formato digital. O romance “Desperta-me”, foi sua terceira obra e acabou lançado fisicamente de maneira independente. Ainda publicou o e-book “Aquilo que eu nunca falei - Segundo ato”, também de poesia, até chegar no livro premiado.
“Cobrando fervorosamente a mim mesma, porque acho que já deveria ter chegado a um destino que eu ainda nem sei qual é”, diz o trecho preferido da autora.
Crescimento na carreira
O reconhecimento internacional para ”A ansiedade é uma companheira cruel” foi uma surpresa total para Milena Farias, afinal, ela nem mesmo sabe como isso aconteceu. “Quando recebi o e-mail e o convite da editora, contando que meu livro foi premiado, eu fiquei muito feliz. Acredito que alguém tenha me inscrito, pois não sabia nada a respeito, só descobri quando me avisaram que fui selecionada”, afirma.
A premiação ocorre todos os anos, em Genebra, na Suíça, visando a promoção de autores que têm o português, e também o francês, como língua oficial. Farias acredita que a ida ao Festival poderá alavancar sua carreira como escritora, devido à visibilidade.
“Mostrando meu livro para o mundo, poderei chamar a atenção de alguma editora que possa lançar meus livros fisicamente e, assim, eu crescer também como escritora. Foi incrível finalmente ter um reconhecimento significativo. Fiquei tremendo até o final do dia quando soube”, detalha.
Para cobrir os custos da viagem, que giram em torno de R$ 16 mil, a autora lançou um financiamento coletivo que pode ser acessado em neste link. Quem quiser colaborar, também pode fazer sua doação através do Pix 4384416@vakinha.com.br.
Seus livros podem ser encontrados no site da Amazon, e seu trabalho também pode ser acompanhado através do Instagram.