EM BRASÍLIA
Escritora da região vai participar da Semana Internacional do Contador de Histórias
Vera Hoffmann será uma das homenageadas no evento, que ocorre em Brasília
Última atualização: 02/02/2024 14:43
A professora, escritora e contadora de histórias, Vera Maria Hoffmann, natural de Novo Hamburgo e moradora de São Leopoldo, irá participar da Semana Internacional do Contador de Histórias 2023, em Brasília. Mais do que isso. A educadora, que integrou a rede de ensino leopoldense, será uma das homenageadas com o certificado de Honra ao Mérito pelo trabalho de Contadora de História. As atividades ocorrem entre hoje, dia 16, e 20 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães Rosa, em Brasília (DF).
Vera ressalta que a programação pelo Dia Internacional do Contador de Histórias, em Brasília, já está com alguns eventos prévios e terá seu ponto alto no dia 17, nesta sexta-feira. "Seremos recebidos para uma homenagem, na Câmara de Deputados, com a entrega dos certificados de honra ao mérito. O Dia Internacional do Contador de Histórias é comemorado desde 1991 no dia 17 de março.
Com o tema Sonhar é realizar e esperançar, um pré-evento já ocorreu no começo do mês em uma iniciativa da Associação Amigos das Histórias, que promove atividades no período e faz homenagens aos contadores de histórias do Brasil e também de outros países, com apoio da deputada federal Erika Kokay (PT-DF). Essa é a 13ª edição da mobilização pela arte de contar histórias.
Apaixonada pela educação e pelo universo da leitura, desde 2007, Vera vem se dedicando à pesquisa e à promoção da leitura literária e das narrativas, nas escolas e em espaços de educação não formal. Ações de percorrer o universo imaginário e da leitura em voz alta feitas por intermédio do projeto Nas Asas da Imaginação, levar as narrativas e o incentivo para a leitura, de forma voluntária. E no caminho da contação de história, Vera ressalta que a atividade ocorre também em lares de idosos.
Saberes ancestrais
Com reconhecimento também do Prêmio Baobá, para Contação de Histórias, Vera destaca que outra etapa das comemorações ocorrerá em Brazlândia, no Distrito Federal, onde se reunirão 110 contadores de histórias do Brasil e do Peru em oficinas de formação continuada, saraus, rodas de saberes e em momentos de encontros e reencontros com saberes ancestrais que originaram a profissão dos contadores de histórias. Os convidados são o professor, cordelista e pesquisador Marco Haurélio Fernandes Faria, de São Paulo; o xilogravurista, artista plástico e escritor Valdério Costa, do DF; a professora, bonequeira cantora e organizadora de eventos, Dalci Brincante, de Anápolis (GO).
Histórias contadas para estimular a criatividade
O Dia Internacional do Contador de Histórias é celebrado no dia 20 de março. A data foi criada na Suécia para reunir os contadores e incentivar a atividade. Celebrada mundialmente, a data coincide com o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. E dentro da mobilização por esse fundamental fazer há ainda a Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH). Ou seja: uma rede para incentivar e fortalecer a arte de contar histórias e provocar muitas emoções em crianças e também em adultos, além de estimular a criatividade.