De Campo Bom
Escritor do Vale dos Sinos lança seu primeiro livro, "Café delgado e outros etarismos"
Financiado pela Lei Paulo Gustavo, livro de contos é a obra de estreia de Djeison Hoerlle
Última atualização: 21/08/2024 21:08
Aos 24 anos, o escritor campo-bonense Djeison Hoerlle teve recentemente seu primeiro livro publicado. Café delgado e outros etarismos aborda temas como passagem do tempo, amadurecimento, amizade, amor, morte, nostalgia e abandono, por meio de 22 contos que propõem profundas reflexões sobre o desafio que é viver.
O projeto nasceu de uma parceria entre o escritor e quadrinista, Djeison Hoerlle, com o ilustrador, Braian Malfatti, 24 anos, também de Campo Bom, que foi parar no Instagram na intenção de colocar no mundo seus textos e ilustrações. O gosto pela rotina criativa foi o pontapé inicial para materializar o projeto da rede social em um livro.
“Sendo bastante honesto, tem alguns contos que eu acho realmente bons, pelo menos diante da perspectiva e bagagem que eu carrego. Preciso admitir que tem também um ou outro que eu não me orgulho muito, mas é um primeiro lançamento. Tenho apenas 24 anos, e, diante disso, me dei o direito de não pirar em cima de um perfeccionismo que ninguém espera de um primeiro lançamento”, comenta o escritor.
Evento de lançamento
Café delgado e outros etarismo será lançado dia 14 de setembro, na loja da Brasa em Porto Alegre (Rua José do Patrocínio, 611, sobreloja, na Cidade Baixa), às 18 horas. Além da edição feita pelo escritor do best seller Barba Ensopada de Sangue, Daniel Galera, o livro conta com texto de orelha do escritor vencedor do Prêmio José Saramago, Rafael Gallo.
O evento é gratuito e contará com a leitura de um dos contos, bate-papo com o autor e sessão de autógrafos. Na ocasião, Djeison, que também é quadrinista, lançará seus dois novos quadrinhos: “O Vigilante do Centro Histórico-Volume 1" e “Dissabores” ilustrados por Braian Malfatti e Leonardo Wolff, respectivamente.
Todas as obras também podem ser adquiridas via pré-venda no Catarse para serem retiradas no dia do lançamento: catarse.me/cafe_delgado.
Lei Paulo Gustavo
O projeto para a produção do livro foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, lançado em setembro de 2023 em Campo Bom, cidade natal da dupla. Assim, Café Delgado e outros etarismos tomou forma, com os textos revisados e ampliados, inclusão de novos contos e ilustrações exclusivas para a publicação. Histórias que atam saudade e abandono como evidências empíricas da passagem do tempo.
Para a edição do livro, Hoerlle contou com o auxílio do premiado escritor, cujo trabalho já acompanhava, Daniel Galera. E para escrever o texto de orelha, convidou outro escritor que admira, autor de Dor Fantasma, vencedor do Prêmio José Saramago, Rafael Gallo.
A divulgação do livro está acontecendo pelo perfil de Instagram: @livrocafedelgado.
Sobre o autor:
Djeison tem 24 anos, estuda comunicação digital na Unisinos e atua como designer e resenhista em sua página no Medium. Roteirizou quadrinhos como Dissabores, O Vigilante do Centro Histórico e Critical Pedagogy, quadrinho que retrata a obra de Paulo Freire lançado pela Simon Fraser University do Canadá Publicou seu primeiro conto: “O Epitáfio de Bartolomeu” em ebook em 2023. Café Delgado e outros etarismos é sua primeira publicação impressa em prosa.
Onde o encontrar: Instagram: @el.geiso | Site: djeisonhoerlle.com/ | Medium: medium.com/@djeison.hoerlle
Sobre o ilustrador:
Braian é de Campo Bom–RS, tem 24 anos e atua como quadrinista, ilustrador e designer gráfico. Entre seus trabalhos publicados estão o quadrinho norte-americano State of Kane 3, o qual assina como ilustrador, a série de antologias em quadrinhos Casa das Histórias, a qual participa como autor e outras histórias publicadas em antologias como a Revista Pé de Cabra, Almanaque Skriptzine e Spread Love Comix.
Onde o encontrar: Instagram: @braianmalfattiart | Site: braianmalfatti.com