CULTURA

Escolas e comunidade prestigiam primeiro dia da Feira do Livro em Estância Velha

Evento iniciou nesta terça-feira (30) e segue até o domingo (4) com ampla programação durante o dia e à noite

Publicado em: 31/05/2023 05:00
Última atualização: 26/03/2024 14:53

O primeiro dia da 42ª Feira do Livro de Estância Velha foi de muita diversão para os alunos das escolas de educação infantil do município. Apresentações de teatro, espaço interativo, com exposição, desenhos e pinturas, recepcionaram centenas de estudantes na manhã e tarde desta terça-feira (30) no Pavilhão de Atividades Culturais (PAC) Reinato Enio Trein. Já à noite, a programação contou com bate-papo, contação de histórias e palestra musical “Todas as Mulheres em Mim” com a cantora Shana Müller.


Primeiro dia de Feira do Livro em Estância Velha também teve apresentações teatrais Foto: Carla Fogaça/GES-Especial

Para o diretor de Cultura de Estância Velha, Raoni Florian, a estreia do evento supriu as expectativas. “Foi muito legal este primeiro dia, a receptividade do público foi bem bacana, as escolas vieram com bastante alunos e tem programação diversificada para todos. A própria circulação na feira foi positiva, a comunidade está comprando a ideia de que a feira é uma festa popular com salve e viva a literatura”, ressalta Florian.

A Feira do Livro carrega o tema “Diversidade Cultural" e vem com a proposta de proporcionar aos estudantes e população um momento de imergir no mundo dos livros. Com a participação de 21 escritores locais, nove estandes de livros, biblioteca, com espaço para oficinas, e O Mundo da Imaginação, um espaço literário onde o visitante é convidado a entrar na história.

Além de muitos livros disponíveis para vendas no local, há praça de alimentação com diversidade de produtos. “Buscamos atender ao público família que vem mais à noite e durante o fim de semana, é um evento com atrações e atividades para todos, um momento de se conectar com a leitura”, destaca Florian.

Inspiração

A patrona da Feira do Livro de 2023 é Duda Fagundes, de 21 anos – é a patrona mais jovem da história da Feira do Livro em Estância Velha. Conforme Florian, o intuito da escolha pela escritora foi, além de reconhecer o trabalho dela, também incentivar outros jovens para a leitura e escrita.

“Para mim foi uma grande emoção, algo completamente inesperado, o convite para a patronagem. Por mais que já tenha meus livros publicados, jamais imaginava ter uma honra dessas tão cedo, isso pra mim é uma demonstração de que o município reconhece e valoriza esses jovens talentos que existem na cidade”, conta Duda.

A jovem escritora publicou o primeiro livro em 2018, mas escreve desde muito cedo. “Sempre amei ler e tive muito incentivo da minha família, o que foi fundamental. Eu olhava para as estantes da biblioteca da minha escola e jamais me imaginava nelas, mas hoje eu vejo que a literatura, e a arte no geral, é um espaço muito aberto, diverso e acolhedor”, recorda Duda.

Oportunidade de socialização e conexão

Muito além de levar os alunos para uma atividade fora da escola, a Feira do Livro é, para a professora de educação infantil Pamela Stumpf, uma oportunidade de socialização. “São crianças de 5 e 6 anos de idade e muitas delas estão pela primeira vez em contato com um evento assim. Eles se divertem muito e inclusive temos alunos que nunca tinham saído em passeios com a turma”, diz Pamela.

É o caso do pequeno Thomas Silva, 5, que achou muito legal a experiência de andar de ônibus no trajeto da escola até a Feira do Livro, junto com seus colegas. “Foi muito legal andar de ônibus e aqui o que mais gosto é da história dos animais”, afirma o menino, enquanto assistia o espetáculo Em busca da Liberdade, do Gruop Os Saltimbancos.

A dona de casa Jessica Strassburger, 25, aproveitou para levar a sobrinha e renovar o estoque de livros. “Para mim a leitura é muito importante e a criança precisa ter esse incentivo, assim como pintar e desenhar. Ela já escolheu um livro de unicórnio para colorir”, conta. A sobrinha Júlia da Silva, 7, diz que ama histórias e sempre pede para a tia contar uma. “Amo as princesas, é minha história preferida”, acrescenta Júlia.

Veja a programação para quarta-feira (31/05)

8h às 21h30 - Espaço Imersão Literária
8h e às 13h30 - Se Correr o Lixo Pega, Se ficar o Lixo Come
8h às 11h - Espaço Interativo
9h e às 15h - Peter Pan: A Magia Continua
13h30 às 17h - Espaço Interativo
17h - Contação de história
18h - Bate-papo com Ana Maria da Silveira Teixeira, Paulo Link e Vanoska Buchholz da Costa
19h - Tainá Campagnoni Studio de Dança e Be Dance estúdio de dança

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas