abc+

FALTA DE ÁGUA

Equipes da Corsan seguem trabalhando para restabelecer abastecimento em Esteio e Sapucaia

Previsão é de que a água volte no decorrer desta terça-feira (14) nas duas cidades após 11 dias de desabastecimento

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 14/05/2024 às 14h:19
Publicidade

Para enfrentar as dificuldades impostas nos últimos dias, muito em função do agravamento das cheias, equipes da Corsan atuam ininterruptamente, em revezamentos de plantões, para reparar as estruturas ainda danificadas e restabelecer, o quanto antes, o abastecimento nas localidades mais afetadas. A região Metropolitana ainda concentra o maior número de desabastecimentos. Cidades como Esteio e Sapucaia do Sul estão sem água nas torneiras desde o dia 3. 

Equipes seguem trabalhando em frentes em Esteio e Sapucaia do Sul



Equipes seguem trabalhando em frentes em Esteio e Sapucaia do Sul

Foto: Divulgação

O trabalho nas estações de captação e tratamento mais prejudicadas avança com a melhora do tempo. No entanto, a preocupação volta a ser o escoamento da água das bacias mais altas para as regiões mais baixas e a possibilidade de novos problemas nas estruturas como obstruções nos sistemas de captação, piora das inundações e a falta de energia elétrica, tornando mais complexa a realização dos reparos e da retomada.

Segundo a Companhia, até esta terça-feira (14), são 132 mil imóveis sem água concentrados em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, onde permanece a força-tarefa para a recuperação das estruturas alagadas e dos sistemas de abastecimento.

Na estação de captação e tratamento Esteio, responsável também pelo abastecimento de Sapucaia do Sul, foi intensificada a atuação de mergulhadores e da drenagem nos poços de sucção. No intuito de evitar que a ETA volte a ser inundada, principalmente com o escoamento dos rios Taquari e Caí para o rio dos Sinos, também estão reforçadas as muretas de contenção no local. Os equipamentos estão sendo recuperados para que, em condições, possam ser recolocados na estação e reativados.

Cumprindo o Plano de Contingência adotado pela empresa, a expectativa é de que nesta terça seja concluída a obra de 3,8 quilômetros da nova adutora em Esteio, podendo ser feitos os testes necessários para que o recurso entre em operação. Nesse sentido, estão intensos, também, os trabalhos de instalação das 5 estações móveis de tratamento: 3 ETAs estão na área da Votorantin, em Esteio; uma na Gerdau e outra na COHAB, ambas em Sapucaia.

A estimativa é de que uma das estações da Votorantin já produza água tratada com metade da capacidade até o final do dia. Ainda, para atender o sistema de abastecimento dos municípios, a Corsan iniciou a perfuração de novos poços artesianos em Esteio.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade