Os responsáveis pelo salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, já sabem o que causou o desmoronamento do local na tarde deste domingo (16). Apesar do susto, não houve feridos.
Segundo informações preliminares da Prefeitura, o prédio foi atingido por um deslizamento de terra. Atrás do santuário há um paredão se terra e pedra, que acabou se soltando devido ao excesso de chuva na região. Segundo a MetSul Meteorologia, o acumulado neste fim de semana passou de 150 milímetros na região de Torres.
Os escombros foram isolados pela Prefeitura e pela Diocese de Osório para evitar acidentes. O risco de novos deslizamentos não é descartado, uma vez que segue chovendo forte na região.
Nesta segunda-feira (17) o local passará por uma vistoria técnica. O Corpo de Bombeiros de Torres, que atenderam à ocorrência, orienta que moradores não se aproximem do local.
O desmoronamento foi minutos antes do início de uma missa. Muitos fiéis chegavam ao santuário quando a estrutura veio abaixo. Quem estava dentro do salão ouviu barulhos estranhos e conseguiu sair a tempo. “Faltando dois minutos para a missa, veio tudo abaixo”, disse um sobrevivente.
LEIA TAMBÉM