abc+

ENEM 2024

ENEM: Mais de 18 mil pessoas farão prova nas maiores cidades da região; veja documentos e como consultar locais

Primeiro dia de provas acontece neste domingo com a prova de redação

Eduardo Amaral
Publicado em: 31/10/2024 às 18h:14 Última atualização: 31/10/2024 às 18h:16
Publicidade

No próximo domingo (3), mais de 4,3 milhões de estudantes em todo País farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Criada em 1998, a prova originalmente tinha como objetivo avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, mas, a partir de 2004, começou a ganhar um peso maior com a criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), através do qual era possível utilizar a nota da prova para conseguir vagas em universidades particulares.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Caderno da redação do Enem | abc+



Caderno da redação do Enem

Foto: Inep

LEIA AINDA: Quais documentos não serão aceitos e qual mudança importante em 2024

Cinco anos depois, em 2009, o governo federal criou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que instituiu a nota do Enem como critério único para a entrada em universidades públicas. Assim, diversas instituições de ensino superior aderiram ao programa, que tinha como contrapartida investimentos do Ministério da Educação (MEC) na reestruturação física e de recursos humanos das universidades.

Em razão das enchentes e da tragédia climática que se abateu sobre o Rio Grande do Sul em maio, os gaúchos foram dispensados de pagar a taxa de inscrição cobrada de alunos da rede privada e também de quem não está concluindo o ensino médio.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Ao todo, mais de 279 mil gaúchos se inscreveram para a prova, sendo que mais de 89% são de estudantes que concluíram ou estão concluindo o ensino médio na rede pública. O estado é o que tem o maior número de inscritos entres os três estados da região Sul.

Há também um grande número de pessoas mais velhas que irão realizar a prova. Ao todo, quase 41 mil pessoas têm entre 31 e 59 anos no Rio Grande do Sul. Mas os adolescentes ainda são a maioria absoluta, com 74,6 mil com idade entre 16 anos ou menos.

Em 2024, o Rio Grande do Sul terá a maior participação da história de alunos da rede pública que farão a prova. Em 2023, o índice de alunos egressos da rede pública foi de apenas 34%, índice que passou para 86% em 2024.

Tempo, horários e locais

Devido à redação, o primeiro dia de prova é um pouco maior, tendo duração prevista de 5h30. Os portões nos locais de prova serão abertos a partir das 12 horas e fechados às 13 horas. A partir das 13h30 começa a aplicação em todo País.

Para saber onde será o local de prova os inscritos precisam acessar o Página do Participante e selecionar o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”. Ele será redirecionado para a página de login do gov.br e acessar com seu CPF e senha. Após isso, ele voltará para a Página do Participante e deve clicar no canto da esquerda, em “Local de Prova”. Depois, basta clicar no ícone em azul apresentado pelo assistente virtual com a indicação.

Documentos

Serão aceitos tanto documentos físicos como digitais para o participante do Enem. Para os nascidos no Brasil, é possível realizar a prova com e-Título, CNH (digital ou física) ou RG.

Já no caso dos estrangeiros, os documentos aceitos são: passaporte, identidade emitida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório ou Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente para os naturais de países do Mercosul. Neste ano, não serão aceitos boletins de ocorrência (B.O) para quem perdeu algum documento.

Enem na região

A capital é a cidade gaúcha com maior número de inscritos, 44,5 mil no total. Já na região de cobertura do Grupo Sinos, Canoas lidera com mais de 9,6 mil, sendo que a Ulbra receberá o maior contingente, com previsão de receber 3,5 mil alunos em três prédios. A Universidade La Salle disponibilizará dois prédios para receber os estudantes.

São Leopoldo tem 4,7 mil pessoas inscritas para realizar a prova, enquanto Novo Hamburgo tem 4,4 mil. Ao todo, os três maiores municípios da região tem 18.862 inscritos. São Leopoldo não terá esquema especial de transporte público para os dias da prova. Já os governos de Novo Hamburgo e Canoas não responderam até o fechamento da reportagem.

A segunda etapa do Enem acontece no domingo da semana seguinte, 10 de novembro, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.

O primeiro dia será de aplicação das provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação. O horário de abertura dos portões é o mesmo, mas o tempo para conclusão da prova é de 5 horas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade