O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (20) que os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção na inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios tradicionais para receber o benefício.
Durante coletiva de imprensa, Santana também adiantou que será anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, um novo calendário de inscrição para o exame para os candidatos do Estado.
No restante do País, os estudantes já podem se inscrever a partir da próxima segunda-feira (27). “Todas as inscrições que vierem do Rio Grande do Sul estarão isentas de pagamento’, garantiu o ministro. Segundo ele, cerca de 40 mil alunos serão assistidos, o que daria algo em torno de R$ 3,5 milhões em custos para o governo federal.
“Nós também flexibilizamos o calendário escolar, para dar mais tranquilidade aos estudantes, professores e gestores escolares, e estamos atentos aos ajustes de prazos e procedimentos de todos os nossos programas. Outra prioridade é o diagnóstico do impacto das enchentes nas escolas e redes de ensino, para que possamos direcionar esforços e recursos de acordo com cada realidade”, ressaltou.
O valor de inscrição no Enem é de R$ 85 e o período de inscrição para o restante do Brasil ocorre entre 27 de maio e 7 de junho. As avaliações ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro.
LEIA TAMBÉM