O calor escaldante deste sábado (2) não desanimou um grupo de grafiteiros que se reuniu no viaduto da RS-239, na entrada do bairro São Luís, em Sapiranga, no sentido Novo Hamburgo-Taquara. Munidos com sprays e latas de tinta, cerca de 40 artistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Venezuela mostraram talento e dedicação ao transformar o muro cinza em uma verdadeira obra de arte. O trabalho artístico segue neste domingo (3), quando o grupo deve finalizar o viaduto.
LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: RS tem alerta para risco de temporais neste sábado; confira
Em sua nona edição, o South Kings é um encontro de grafiteiros organizado pelo artista Fernando Müller, mais conhecido como Fernandinho “Olhos”, de 36 anos. “Esse encontro é uma confraternização da galera do graffiti, que além de celebrar essa arte também é uma maneira de quebrar o preconceito que muitas pessoas têm”, afirma.
Muitos desenhos chamaram a atenção, como a representação em cartoon da pintora mexicana Frida Kahlo. As mãos que deram vida à obra foram da artista Marcinha Dark, 45, de Porto Alegre. “É sempre bom estar com os amigos e deixar uma arte que vai dar mais vida para o lugar. Vivo da arte, mas é bem difícil ser mulher nessa cena. Fazer teu nome e ser reconhecida requer resistência”, conta.
FIQUE POR DENTRO: Grupo folclórico de Sapiranga comemora 30 anos com espetáculo de dança diversificado neste final de semana
O encontro de grafiteiros, que se tornou uma tradição em Sapiranga, já deixou sua marca em locais como o Departamento de Obras, o Parque do Imigrante e o outro lado do viaduto, no sentido Sapiranga-Novo Hamburgo. Para Müller, a cidade serve de modelo para todo o Estado, sendo uma das que mais conta com representações artísticas de graffiti em muros. “Esse é um grito de protesto e, ao mesmo tempo, a cidade ganha uma galeria de arte a céu aberto”, conclui.
ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP