TRADIÇÃO E CULTURA

Encontro de corais irá celebrar o Bicentenário da Imigração Alemã; confira

 Apresentações serão realizadas em Dois Irmãos na segunda quinzena de maio

Publicado em: 22/04/2024 15:57
Última atualização: 22/04/2024 15:57

Com a expectativa de receber 200 coralistas, Dois Irmãos se prepara para o Encontro de Coros Saengertreffen. O evento, agendado para o dia 25 de maio, será mais uma das atividades em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Coral Santa Cecília, de Dois Irmãos, será uma das atrações no evento que acontece em maio Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Para marcar o bicentenário, todos os grupos inscritos deverão apresentar seu repertório cantado exclusivamente em alemão, mas um dialeto comum aos descendentes dos primeiros imigrantes da região. “Como a maioria dos corais tem ascendência do hunsrik o dialeto das pronúncias provavelmente será próximo do hunsrik”, projeta o regente do Coral Santa Cecília em Dois Irmãos, Ademir Klauck.

A medida de exigir que os artistas apresentem o repertório todo cantado em língua germânica visa preservar a memória das comunidades que abrigam os descendentes de imigrantes. “Os cantos em alemão não são simplesmente um outro idioma, mas as letras normalmente vão retratar uma cultura diferente da brasileira, uma cultura germânica, com ritos, paisagens, sentimentos de um povo distante geograficamente, mas vivo e presente em nossa memória", explica.

Integração

Klauck relata ainda que a prática do canto coral teve um papel fundamental para formar o sentimento comunitário das cidades que receberam os alemães a partir de 1824. “Os imigrantes alemães já tinham como cultura básica juntar a família e cantar ao final do dia de trabalho, a comunidade se juntava para cantar nas celebrações religiosas.”

Dentro dos diversos grupos que foram se formando ao longo destes dois séculos, o Coral Santa Cecília, sediado justamente em Dois Irmãos, é o mais antigo de todos. Criado em 1867 ele foi o único que permaneceu em atividade de forma ininterrupta ao longo deste período.

Gratuito

O evento, que terá entrada gratuita, começa a partir das 19h30 do dia 25 de maio na sociedade Santa Cecília, em Dois Irmãos. Após as apresentações haverá um jantar de confraternização entre os coralistas e também o público, que poderá participar adquirindo ingressos com os coralistas ou na sede da sociedade Santa Cecília.

Juntamente os anfitriões, que se apresentarão com os corais masculinos e femininos, também estão confirmadas as presenças do Coral Associação Cultural Rincão dos Ilhéus, de Estância Velha; Coral Cantares; Coral Municipal Cultural de Pareci Novo; Coral Masculino Stadplatz, de Nova Petrópolis; Coral Municipal de Brochier e Coral Municipal de Teutônia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas