INUNDAÇÕES NO RS
ENCHENTES: Sapucaia do Sul possui mais de 300 moradores fora de casa
Em Esteio, não há mais desalojados; Já Sapucaia do Sul continua na luta para driblar os transtornos
Última atualização: 23/11/2023 21:17
Se para os esteienses o pior já passou, Sapucaia do Sul continua com diversas vias abaixo d'água. Conforme as assessorias de comunicação das respectivas prefeituras, em Esteio o nível do rio é de 4,4 metros (m), com uma redução de 30 cm e nenhum registro de desabrigados, apesar de estar 2,9 m acima do normal ; Já em Sapucaia, o nível do rio estava a 5,47 m às 20h, 42 mm acima da cota de inundação, apesar de um recuo em comparação às 15h, quando registrava 5,69m.
Conforme a gestão municipal de Sapucaia, a Secretaria de Proteção e Desenvolvimento Social somou, às 15h, 108 pessoas acolhidas em abrigos no município, e estimou que 250 pessoas estivessem em casas de parentes. A pasta realizou, durante a tarde, o cadastro e acompanhamento dessas famílias, assim como o fornecimento de alimentação e materiais de higiene. As pessoas que se recusam a sair de suas casas também foram assistidas. A Guarda Municipal de Sapucaia do Sul está fazendo a segurança das famílias acolhidas nos abrigos temporários e monitorando as áreas alagadas.
Além disso, as equipes de saúde sapucaienses realizaram testes de Covid, aferição de pressão, verificação de sinais vitais e demais protocolos de saúde disponibilizados as famílias acolhidas. No bairro Fortuna, equipes do Primeira Infância Melhor (PIM), estiveram assessorando crianças e adultos. Por fim, a Corsan concluiu os reparos na estação de tratamento e o fornecimento de água está normalizado no município.