CHUVAS FORTES
ENCHENTE: Moradores de Campo Bom enfrentam a sétima inundação neste ano, diz prefeitura
Na tarde desta segunda-feira (20), nível do Rio dos Sinos no bairro Barrinha ainda marcava 7,55 metros, mas de 30 centímetros acima da cota de inundação
Última atualização: 20/11/2023 16:08
Com as chuvas fortes que atingiram o Rio Grande do Sul entre sexta-feira (17) e sábado (18), o Rio dos Sinos transbordou e causou a sétima enchente do ano em Campo Bom, segundo a prefeitura. Na tarde desta segunda-feira (20), a régua junto à ponte do bairro Barrinha ainda marcava 7,55 metros. A cota de inundação é de 7,20 metros.
A expectativa da Defesa Civil é que o volume de água siga diminuindo nas próximas horas.
Nesta madrugada o mesmo local de medição apontava que o nível do rio estava em 7,56 metros — marca apenas quatro centímetros abaixo da registrada no mês de junho, quando ocorreu a maior cheia do ano.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Situação dos moradores
Neste cenário, mais de 60 pessoas ficaram desalojadas e recorreram a casas de parentes ou amigos. Outras 38 ficaram desabrigadas — destas, 33 foram acolhidas no Ginásio Municipal, onde foi montado um alojamento pela prefeitura, e cinco em uma igreja da Vila Rica.
Para auxiliar os moradores da Barrinha, a Secretaria de Obras tem feito o transporte deles com o uso de tratores. Em duas ocasiões, contudo, o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para fazer a remoção de pessoas com alguma enfermidade.
Água potável está sendo fornecida pela administração municipal e entidades têm ajudado com doações.
“Mais uma vez estamos enfrentando situação adversa causada pelas condições climáticas e, mais uma vez, estamos contando com a presteza de nossos servidores públicos e com a solidariedade da comunidade no socorro aos atingidos”, diz o prefeito da cidade, Luciano Orsi.
Além da localidade, também foram atingidas ruas dos bairros Porto Blos, Vila Rica, Operária e 25 de Julho.
Emergência
A prefeitura reforça que, em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (51) 99631-4625.