abc+

APÓS TEMPORAL

ENCHENTE: 50 famílias seguem isoladas após deslizamento de terra interditar estrada na região

Estimativa é de que os trabalhos de remoção do aterro que obstrui a via leve alguns dias, se o tempo colaborar

Publicado em: 20/11/2023 às 13h:33 Última atualização: 20/11/2023 às 13h:39
Publicidade

O principal acesso à localidade de Maragatos, na zona rural do município de Rolante, está interditado desde o final de semana, depois que uma encosta deslizou e interditou a estrada.

Estrada de acesso a localidade de Maragatos está interditada devido a deslizamento de terra | Jornal NH



Estrada de acesso a localidade de Maragatos está interditada devido a deslizamento de terra

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

A montanha de terra praticamente encobriu a estrada e é difícil de identificar seu trajeto. Postes de energia elétrica é que indicam o caminho.

Uma equipe da Secretaria de Obras trabalhava no local com uma escavadeira hidráulica nesta segunda-feira (20), mas o risco de novos deslizamentos torna a atuação lenta. “É preciso agir com cautela para evitar um desastre. Enquanto estamos mexendo aqui na parte de baixo, o restante da encosta pode descer lá de cima”, analisa o coordenador da Defesa Civil, Gustavo Madruga da Rosa.

Estrada de acesso a localidade de Maragatos está interditada devido a deslizamento de terra | Jornal NH



Estrada de acesso a localidade de Maragatos está interditada devido a deslizamento de terra

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

A estimativa é de que os trabalhos de remoção do aterro que obstrui a via leve alguns dias, se o tempo colaborar. Como a previsão é de mais chuva nesta semana, a probabilidade é de que a estrada do Maragato seja liberada apenas na próxima semana.

A nova enchente, que afetou praticamente toda área central e bairros adjacentes no final de semana, causou prejuízos estimados em mais de R$ 2 milhões, de acordo com a Defesa Civil. A cidade nem bem concluiu os consertos dos danos causados pela cheia dos rios Areia e Rolante em setembro e vê boa parte das obras serem levadas pela água novamente.

Avenida Anexação, no Rolantinho, também está interditada após água voltar a levar o asfalto e provocar crateras na pista | Jornal NH



Avenida Anexação, no Rolantinho, também está interditada após água voltar a levar o asfalto e provocar crateras na pista

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Um exemplo é a repavimentação de um trecho de aproximadamente 400 metros da avenida Anexação, no bairro Rolantinho, concluída há algumas semanas. No local, novamente, a forca da água provocou valetas com cerca de um metro de distância e quase dois metros de profundidade, e fez blocos inteiros do asfalto serem levados para o potreiro às margens da estrada.

O que sobrou do acesso usado por moradores da Linha Reichert para chegar ao Centro | Jornal NH



O que sobrou do acesso usado por moradores da Linha Reichert para chegar ao Centro

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

A pinguela sobre o Rio Rolante, que serve de acesso aos moradores da Linha Reichert para a área central, também foi levada pela água. Apenas cabos de aço ficaram pendurados no local. Essa travessia também havia sido danificada na enchente de setembro e o conserto havia sido concluído há dez dias.

Situação de emergência

O prefeito Pedro Rippel destaca que as equipes da prefeitura está atuando incansavelmente na recuperação e desobstrução das estradas danificadas pela chuva para permitir que os moradores possam se deslocar.

O próximo passo, segundo ele, é analisar os deslizamentos de terra em algumas regiões como nas localidades de Boa Esperança e Mascaradas. “Desceram alguns barrancos e ficou bem perigoso. Hoje vamos decretar situação de emergência para buscar recursos do Estado e Federal para fazer essas recuperações”, explica.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade