As empresas de São Leopoldo que tiveram seus estabelecimentos afetados diretamente pelas enchentes no mês de maio possuem acesso ao financiamento do Pronampe Solidário. A iniciativa de apoio é destinada aos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
O Governo Federal autorizou para a segunda etapa do Pronampe Solidário a destinação de mais de R$ 1 bilhão para as linhas de crédito. Com prazo de carência de até dois anos para início do pagamento, os contratos do programa possuem subsídio de 40% no valor do financiamento.
Dessa maneira, o limite de crédito é de até 60% da receita bruta anual do ano anterior. Para as empresas que tenham menos de um ano de operação, o limite é calculado a partir de até 50% do seu capital social ou a até 60% de 12 vezes a média da sua receita bruta mensal apurada desde o início de funcionamento do negócio.
LEIA TAMBÉM: R$21 MILHÕES: São Leopoldo começa a receber verba para equipar UBSs atingidas pela cheia
A medida é destinada para CNPJ’s atingidos efetivamente pelas enchentes, conforme a tecnologia de georreferenciamento fornecida pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). O prazo para contratação das linhas de crédito é até 31 de dezembro de 2024.
Os empreendedores locais que buscam auxílios para reconstrução de seus negócios podem entrar em contato com as instituições financeiras que estejam liberadas a oferecer o financiamento, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi e Banrisul.
LEIA TAMBÉM