ECONOMIA
Empresárias da região contam como triplicaram faturamento da marca Lança Perfume; entenda a estratégia
Consultoria integra processos dos ambientes físico e digital no varejo
Última atualização: 05/12/2023 16:02
Uma empresa da região tem transformado a realidade de importantes marcas brasileiras ao integrar o físico com o digital. É a consultoria Y2V Digital, das sócias Vanessa Veiga e Jéssika Yuri. Entre os projetos atendidos pela dupla está o da marca Lança Perfume, do Grupo La Moda.
FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Com a implementação bem-sucedida do projeto de Integração de Canais e Omnicanalidade liderada pela consultoria de Campo Bom, a marca conhecida no mercado da moda registrou neste ano números positivos na receita omnichannel - tendência do varejo que concentra todos os canais usados por uma empresa, integrando lojas físicas e virtuais com seus compradores. O terceiro trimestre de 2023 foi três vezes superior à do mesmo período no ano passado.
"Eles já tinham uma iniciativa digital, onde já haviam construído ferramentas de loja física e on-line, mas não tinham, por exemplo, estrutura interna de montar time, metas. Chegamos primeiro para montar o diagnóstico. Depois, montamos squad [equipe], treinamos e tínhamos todo roadmap [roteiro] de trabalho com acompanhamento em seis meses. Foi um ano de processo bem intenso, envolveu partir do zero, isso falando da parte de estratégia. A marca tinha umas 20 lojas e conectamos o estoque destas lojas com o e-commerce, potencializamos o volume de pedidos", detalha Vanessa.
Após os 12 meses de colaboração da Y2V, a operação de vendas on-line via código dos vendedores das lojas Lança Perfume passou a representar 30% da receita do e-commerce. As opções de "entrega nacional", "retire em loja" e "entrega expressa" expandiram-se para todas as lojas da marca, respondendo por 20% da receita no canal físico. Atualmente, cerca de 40% dos pedidos on-line são atendidos pela rede de lojas, impulsionados pela integração de 100% dos estoques.
"Hoje podemos dizer que estamos cada vez mais evoluindo na estratégia das lojas físicas, elevando seu papel como hub de experiência, conveniência e integração entre canais, tendo sempre como objetivo colocar o nosso consumidor no centro”, afirma Felipe Freitas Arruda, Omnichannel Senior Manager do Grupo La Moda.
Segundo Jéssica, muitas empresas não enxergam o potencial do e-commerce. "As empresas acreditam ainda que e-commerce não dá lucro e defendemos que ele precisa dar lucro. É um canal fundamental para ajudar trazer mais lucratividade pra empresa. É uma necessidade, a oportunidade de alcançar o consumidor final", avalia Jéssica.
Experiência e planos para 2024
A experiência da dupla em vendas on-line vem de longa data. Já passaram por grandes empresas e, desde 2017, decidiram criar a consultoria. Entre outros projetos estão o de transformação digital desenvolvido para a Karsten, da indústria têxtil, e o desenvolvimento do e-commerce para os Estados Unidos das marcas de calçados Anacapri e Arezzo.
Para 2024, as sócias pretendem ampliar o mercado e conquistar clientes no ramo da indústria. "A indústria está olhando muito para o B2C [modelo de negócio em que uma empresa vende seu produto ou serviço para o consumidor final], e não somente B2B [empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas]. Estamos conversando com indústrias e temos perspectivas de trabalhar com algumas em 2024", adianta Jéssica.
Vanessa destaca também a continuidade do podcast sobre o tema. "Lançamos no ano passado o nosso podcast. Sentíamos falta de ter conversa com gestores de e-commerce. Semana passada começamos a segunda temporada. Queremos que o tema esteja cada vez mais presente nas rodas de conversa", explica a sócia da Y2V Digital.
Entre os convidados do podcast estão representantes de empresas como Grendene, Arezzo e Renner.