abc+

CANOAS

Empresa hamburguense vence edital para obra de recuperação definitiva do dique Mathias Velho

Eurovia Construtora LTDA terá o prazo de 14 meses para concluir o serviço orçado em R$ 68,5 milhões

Taís Forgearini
Publicado em: 12/09/2024 às 20h:40 Última atualização: 12/09/2024 às 20h:50
Publicidade

As obras de recuperação definitiva do dique Mathias Velho começam nesta segunda-feira (16). A Eurovia Construtora LTDA venceu o edital concluído nesta quarta-feira (11). A empresa com sede em Novo Hamburgo terá o prazo de 14 meses para concluir o serviço orçado em R$ 68,5 milhões.

Dique Mathias Velho será elevado a sete metros



Dique Mathias Velho será elevado a sete metros

Foto: Kelvin Oliveira/PMC

A obra contempla o conserto da ruptura, de aproximadamente 50 metros, originada pela inundação que atingiu cerca de dois terços do município em maio. Além do reparo, o contrato prevê a elevação da cota de proteção de cinco metros e 50 centímetros para sete metros de altura da estrutura, que possui sete quilômetros de extensão.

A empresa hamburguense foi a segunda colocada no pregão eletrônico realizado pelo Banrisul. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, a primeira colocada foi desclassificada na etapa de habilitação. A disputa contou com a participação de sete empresas.

“Embora a empresa de São Paulo tenha apresentado a melhor proposta financeira, ela não conseguiu comprovar capacidade técnica. A documentação foi insuficiente”, afirma o secretário municipal de Obras, Guido Bamberg.

De acordo com o titular da pasta, o início dos trabalhos premia a limpeza do local e a apresentação do projeto executivo.

“Nesta segunda-feira começam as intervenções de material orgânico. Já há um projeto básico sobre as obras, a empresa elaborará outro de forma mais detalhada. Será feito primeiro a reparação da ruptura e na sequência a elevação da cota.”

Em junho, o dique recebeu uma obra emergencial para o fechamento das fissuras. O serviço paliativo utilizou materiais de baixa durabilidade. À época, a Prefeitura de Canoas justificou a obra devido à urgência em cobrir a ruptura da estrutura.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade