Passada a fase mais aguda da enchente de maio, que em alguns pontos da Grande Porto Alegre e do Vale do Sinos baixou somente no início de junho, o foco agora está na volta para casa e na retomada dos negócios.
Uma empresa de Novo Hamburgo que é especializada em manutenção e instalação de bombas hidráulicas tem dedicado esforços para limpeza e secagem de motores de indústrias da região. Em apenas 10 dias foram recuperados mais de 100 equipamentos de empresas de Canoas, Esteio e Porto Alegre, entre outras cidades.
“Estamos revezando equipes de trabalho à noite, nos finais de semana e feriados para atender a essa demanda totalmente extraordinária. Estamos inclusive buscando contratação de mais profissionais para auxiliar nessa verdadeira operação de guerra”, explica Eduardo Goulart da Costa, sócio da Bombas Sinos.
O principal impacto desse trabalho para as indústrias é a rápida recuperação dos motores elétricos, que é feita em quatro ou cinco dias. A chegada de novos equipamentos pode demorar até 120 dias, além de, em muitos casos, serem motores feitos sob encomenda.
O trabalho para a remoção dos resíduos da enchente envolve desmontagem, limpeza química e lavagem de alta pressão com água quente. É feita ainda substituição de componentes como rolamentos e anéis de vedação, secagem em estufa com temperatura controlada eletronicamente. Finalmente, os equipamentos são montados, testados e passam por pintura.
LEIA TAMBÉM