abc+

FOGO!

"Prejuízo enorme, mas estamos vivos"; veja situação da empresa atingida por incêndio em Novo Hamburgo

Prédio ficou comprometido e corre o risco de ruir, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo

ico_abcmais_azul
Publicado em: 12/12/2023 às 14h:10
Publicidade

O incêndio que destruiu uma empresa de componentes para calçados, na manhã desta terça-feira (12), não deixou feridos. Quatro pessoas, incluindo o dono da Criative Solados, estavam no interior do prédio, localizado na rua João de Quadros, no bairro Primavera, quando uma explosão antecedeu o incêndio de grandes proporções. O incêndio iniciou por volta das 10 horas.

FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Fogo consumiu empresa de componentes para calçados do bairro Primavera | Jornal NH



Fogo consumiu empresa de componentes para calçados do bairro Primavera

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Os três funcionários e o empresário estavam no segundo piso do prédio industrial. Quando perceberam o incêndio em uma máquina, no primeiro pavimento, desceram às pressas e ainda tentaram controlar as chamas com um extintor de incêndio. Não conseguiram. O incêndio se alastrou rapidamente por todos os ambientes.

Marcos Aurélio dos Santos, dono da Criative, afirma que o local não tinha seguro. “Muito cedo para avaliar qualquer coisa, mas pra quem é pequeno o prejuízo é enorme. Mas quer saber de uma coisa: estamos vivos”, afirmou. Santos, que é morador de Dois Irmãos, abriu o atelier em abril de 2020. “Vivemos um período difícil, que foi a pandemia, agora que estávamos numa fase boa, com muitos pedidos, acontece uma coisa dessas”, lamenta.

O empresário destaca que além de toda matéria-prima para a confecção de peças técnicas (enfeites para calçados), o fogo também consumiu diversas máquinas de acabamento para calçados. “Nossa, nem dá para começar a pensar. Tinham duas máquinas novas, uma de tampografia e outra de impressão flexográfica”, explica.



Estrutura do prédio está comprometida

O prédio onde funcionava a Criative era alugado e pertence à empresa de injetados Rejos Maxiplast, que funciona nas proximidades. A estrutura do prédio está comprometida, conforme o sargento Douglas, do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo, que coordenou os trabalhos. Com o calor, uma rachadura se formou na parede e obrigou o Corpo de Bombeiros isolar o acesso a uma residência ao lado. “Há risco da estrutura ruir a qualquer momento”, observou o comandante de guarnição.

Fogo consumiu empresa de componentes para calçados do bairro Primavera | Jornal NH



Fogo consumiu empresa de componentes para calçados do bairro Primavera

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Por mais de duas horas, guarnições dos Bombeiros de Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom atuaram no combate às chamas e no rescaldo. No momento em que a primeira guarnição chegou ao local, o fogo já havia consumido tudo do interior do prédio. Por conta disso, os bombeiros trataram de cercar o local para evitar que as chamas se alastrassem para as casas vizinhas – uma delas de madeira – e para uma outra empresa, que fica nos fundos da Criative.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade