A abertura da 46ª Fimec, realizada nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, ocorreu nesta terça-feira (7) e contou com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza. Em entrevista ao Grupo Sinos, o número dois do Executivo gaúcho citou a educação como prioridade do governo e enfatizou a necessidade de qualificação da mão de obra.
“A indústria que está vindo, ainda mais moderna do que a que já está aí, que é a 4.0, a 5.0, está entrando com novas tecnologias. Não é paradoxal dizer que novas tecnologias convivem com seres humanos qualificados”, avalia Souza. “Nós vamos ter uma política de qualificação de mão de obra para convocações regionais, onde, aqui no Vale do Sinos, no Vale do Paranhana, se inclui com força, com protagonismo, o setor coureiro-calçadista.”
Na feira internacional voltada ao setor, o vice-governador salientou ainda que os calçados fabricados na região são reconhecidos mundialmente e, portanto, considerados “uma marca do Rio Grande do Sul”, status que o levou a comparecer à abertura do evento. “É o maior cluster do setor do mundo”, onde há “todos os insumos para fazer calçados de qualidade”, enalteceu.
Governo aberto ao diálogo
O vice-governador garantiu que “o governo do Rio Grande do Sul está 100% à disposição do setor para receber pautas e entender como podemos avançar” e que, para isso, é necessário que se construa uma relação bilateral com as pessoas envolvidas no setor.
“Hoje [terça-feira] quero conhecer a ‘fábrica modelo’, as ações de inovação que estão ocorrendo no setor, mas também conversar com os produtores, com os empreendedores, com os industriários do setor coureiro-calçadista para entender quais são essas demandas e como podemos resolvê-las”, esclareceu.
LEIA TAMBÉM