SÃO LEOPOLDO
Em novo endereço, CAPS-AD terá horário de atendimento ampliado nos próximos dias
Serviço prestou 2.887 atendimentos de setembro a março deste ano, média de 413 por mês
Última atualização: 02/04/2024 07:12
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) está em novo endereço. A nova sede do local, que presta atendimento especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, foi inaugurada na manhã de segunda-feira (1º) em cerimônia que contou com a presença de autoridades municipais. Agora, o CAPS-AD leopoldense funciona na Rua Ernesto Muzell, 134, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. A partir do próximo dia 10, no entanto, o horário de funcionamento do espaço será ampliado, passando a atender das 8h às 20 horas.
"É uma mudança que vai qualificar o atendimento e garantir o acesso de mais pessoas ao serviço", comenta a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Fundação Municipal de Saúde de São Leopoldo (FMS-SL), Kacyeli de Lima. Segundo ela, são atendidas no local, pessoas com mais de 18 anos. De setembro de 2023 até março deste ano foram realizados 2.887 atendimentos no local, o que representa uma média de 413 atendimentos/mês. Além destes atendimentos, são realizadas outras ações, como a atenção às situações de crise, que totalizaram 69 no período.
Conforme Kacyeli, o CAPS-AD conta com uma equipe multiprofissional, que realiza intervenções nas modalidades individuais e coletivas, bem como atendimento aos familiares.
A composição da equipe contempla os profissionais de nível superior com formação complementar na área de saúde mental, nas categorias: psiquiatra, médico clínico, psicólogo, enfermeiro, educador físico, terapeuta ocupacional, assistente social, além dos profissionais de nível técnico e médio. O serviço, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), sob gestão da FMS-SL é 100% SUS e se caracteriza enquanto 'portas abertas', em que todos os usuários que procuram o serviço são atendidos.
Expectativa de atendimento 24 horas
A diretora-presidente da FMS-SL, Paula Suseli Silva, explica que a mudança de local e a ampliação do horário de atendimento são passos importantes para um novo objetivo que o Município pretende alcançar até julho deste ano: o funcionamento 24 horas do serviço. “Já são mais de 10 anos que o Município está juntando esforços para mudar esta realidade. Já temos autorização do Ministério da Saúde. Agora, com uma estrutura melhor, com um espaço físico maior, encaminharemos novas propostas”.
“O CAPS AD é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas. Ele integra uma rede de atenção psicossocial que tem como princípio o cuidado integral, com ações articuladas em rede, com vistas a favorecer a inclusão social, à promoção de autonomia e a saúde”, diz.
Serviço integra uma rede articulada
“Tornar o CAPSAD 24 horas vai deixar o serviço mais articulado com a rede, porque o CAPS-AD não funciona só na Saúde. Ele funciona com a Assistência Social, com o Poder Judiciário. E é o compromisso da nossa equipe tornar a vida destas pessoas com mais condições de estarem inseridas na sociedade, inseridas nas suas famílias, nos seus trabalhos, ter condições de viver em sociedade sem ter que ir para uma internação, sem ter que estar em uma comunidade terapêutica”, explica Paula.
Em sua fala, o prefeito Ary Vanazi também ressaltou a importância da mudança. “Esta é uma construção, coletiva. Este espaço é o lugar onde vai ter um serviço melhor para este público e a perspectiva é que a gente siga avançando no ponto de vista desta população, que precisa deste trabalho.”