SAÚDE
Em Ivoti, governador fala sobre futuro da oncologia em Novo Hamburgo
Eduardo Leite esteve na cidade para visitar a Feira do Mel, Rosca e Nata
Última atualização: 26/03/2024 19:18
Um dia antes da abertura oficial, a 16ª Feira do Mel, Rosca e Nata recebeu a visita do governador Eduardo Leite (PSDB) nesta sexta-feira (19). Durante o evento, ele falou sobre o projeto de reforma do IPE Saúde, que foi protocolado na quinta-feira (18) na Assembleia Legislativa, e a respeito do retorno da oncologia de Novo Hamburgo.
Com atendimento suspenso na cidade há mais de um ano, o fim da referência oncológica em Novo Hamburgo tem sido tema de constantes reclamações e protestos por parte dos pacientes da cidade, que desde então são atendidos no Hospital Bom Jesus em Taquara.
Leite destacou que coube ao Estado garantir o atendimento em outra cidade devido à negativa do hospital que prestava esse serviço na cidade. “O hospital em Novo Hamburgo é que dispensou fazer a referência em oncologia, o Estado precisa prover o serviço.”
O governador afirmou que há o desejo de retorno da oncologia para Novo Hamburgo, entretanto, não estipulou qualquer prazo ou detalhou ação para isso. “Estamos à disposição, com nossa equipe de saúde para poder analisar oportunidades de poder estabelecer este serviço.”
De acordo com Leite, a dificuldade maior esbarra nos recursos. ”Agora se trata de negociações entre o que o Estado tem de disponibilidade de pagamento e o que o hospital está exigindo como pagamentos.”
Em relação à reforma do IPE Saúde, ele defendeu mais uma vez o projeto enviado à Assembleia. De acordo com Leite, a medida foi a encontrada para tentar qualificar o plano. “É difícil (hoje) viabilizar credenciamento de prestadores de serviços de hospitais e o próprio servidor vai ter um plano de saúde que não lhe dá a cobertura adequada.”