Num intervalo de dois dias entre quarta (11) e quinta-feira (12), a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de São Leopoldo prendeu três homens por ameaças a ex-companheiras. Eles foram presos preventivamente. As prisões ocorreram nos bairros Centro e Vicentina. Em dois dos casos, os suspeitos descumpriram medidas protetivas de urgência solicitadas pelas vítimas.
A primeira prisão aconteceu na manhã de quarta-feira (11). Um homem de 30 anos foi capturado no momento em que tentava invadir o condomínio onde a ex-companheira reside, inclusive causando danos ao portão ao tentar entrar com o carro após ter sido negada a entrada. A mulher tinha medida protetiva contra o agressor. Segundo a delegada Michele Arigony, o suspeito já havia sido preso no mês de agosto por ter ameaçado de morte a mesma vítima, no entanto estava solto há alguns dias e seguiu cometendo crimes contra a ex-companheira, inclusive agredindo-a fisicamente. O homem tem antecedentes por crimes como homicídio, roubo a pedestre e tráfico.
LEIA TAMBÉM: BR-116: Saiba como evitar o congestionamento neste início de manhã entre Novo Hamburgo e São Leopoldo
Na quarta-feira (11) à tarde, um homem de 42 anos foi preso no bairro Vicentina. Segundo a Polícia, ele havia ameaçado de morte sua ex-companheira, por não aceitar o fim do relacionamento. Na ocasião, o agressor enviou à vítima foto de uma faca por meio do WhatsApp, e teria invadido o pátio da casa da mulher. Ele também tinha antecedentes por crimes como receptação, roubo de veículo e ameaça.
Na tarde de quinta-feira (12) a terceira prisão foi a de um homem de 30 anos, detido no Centro por descumprimento de medida protetiva. Ele havia enviado mensagens ameaçadoras à vítima, inclusive com foto de uma arma de fogo, por não aceitar o fim do relacionamento. O homem preso possuía três passagens pela Polícia por homicídio, além de antecedentes por tráfico de drogas e receptação.
Onde buscar ajuda
Em 2024 São Leopoldo contabiliza quatro feminicídios consumados e outros três tentados. Dos casos que resultaram em morte, nenhuma das vítimas tinha medida protetiva de urgência contra os agressores.
VIU ESTA?: Caso das lousas interativas está no STF; político com foro privilegiado é alvo da investigação
A Deam de São Leopoldo fica na Rua São Paulo, 970, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. No local, são feitos atendimentos e registros de ocorrências que envolvam violência de gênero que ocorra no ambiente doméstico ou familiar e crimes sexuais em que a vítima seja mulher.
Na Deam, os atendimentos são feitos, preferencialmente, por policiais femininas. Fora do horário de atendimento da Deam e nos fins de semana, as ocorrências são registradas na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), na Sala das Margaridas, um espaço reservado para o acolhimento às vítimas de violência doméstica.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags