EM PICADA CAFÉ

Em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã, gincana cultural reúne quatro cidades da região

Gincaneiros tiveram que realizar provas de conhecimentos e de busca sob a temática

Publicado em: 24/02/2024 18:53
Última atualização: 24/02/2024 18:54

Quatro equipes, representando Picada Café, Nova Petrópolis, Santa Maria do Herval e Dois Irmãos, participam da 1ª Gincana Cultural da Rota Romântica, no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, em Picada Café. Em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã, durante o sábado (24), os gincaneiros tiveram que realizar provas de conhecimentos e de busca sob a temática. 

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Os melhores receberão troféus, todos terão medalhas de participação e brindes também serão distribuídos. A gincana encerra às 22 horas de domingo (25).


Gincana cultural em Picada Café Foto: Susi Mello/GES-Especial

Os conhecimentos vão desde questões sobre o município, demais cidades e a imigração alemã. Em uma delas, os participantes marcavam a resposta correta a cada pergunta que aparecia no telão.

As equipes ainda tiveram que desvendar o Parque, buscando materiais com o auxílio de uma mapa, montaram uma torre de calçados, buscaram selos, entre outras provas. Ainda teve charadas e identificação de pontos turísticos das cidades que compõem a Rota Romântica.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

A presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica, que realiza a gincana, Terezinha Haas, frisa que o bicentenário é uma comemoração de um território do Brasil, onde os imigrantes chegaram para colonizar. "Mas, acima de tudo, acho que é a preservação dessa cultura e o nosso principal objetivo é integrar as comunidades", frisa.

Ela diz que embora as prefeituras saibam do bicentenário, nem todas as comunidades percebem isso. Por isso, foram desenvolvidas atividades que pudessem integrar a todos. "Esse é o modo de envolver e criar um pertencimento nas comunidades", frisa Terezinha.

Até julho, municípios terão atividades em comemoração ao bicentenário. Já teve em Dois Irmãos, em Presidente Lucena, em Linha Nova e Picada Café escolheu a gincana como uma forma de integrar. Ivoti vai participar com a festa da Páscoa, e ainda haverá congresso em São Leopoldo, encontro de CTGs em São Francisco de Paula, atividades da natureza em Canela, festa da colônia e escolha da corte do bicentenário em Gramado e encontro de orquestras em Novo Hamburgo.

Retomada

A secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Picada Café, Ivete Galhardo, diz que a atividade é uma retomada, já que a cidade é pioneira em realização de gincanas, embora não tenha mais a municipal.

"A proposta é fazer com que essa geração, que não estava participando de gincana em Picada Café, aprenda a gostar de gincana. E o fato de ser uma gincana cultural, ela reaproxima e faz com que a geração, principalmente os adolescentes, voltem a brincar com responsabilidade, porque a cultural é muito aprendizado", destacou.


Gincana cultural em Picada Café Foto: Susi Mello/GES-Especial

O prefeito de Picada Café, Luciano Klein, ressalta que a gincana cultura integrou a programação do Verão em Picada Café, que encerra no domingo. "O evento de verão vem crescendo cada vez mais. As pessoas estão saindo um pouco mais, estão participando, até porque na nossa região há lugares privilegiados, como o Parque Jorge Kuhn, que é amplo, bonito e tem uma área coberta que não impede as atividades mesmo em caso de chuva", frisa.

As equipes

Prost, de Picada Café

A equipe teve em torno de 40 pessoas envolvidas nas tarefas, embora somente 20 poderiam ser inscritos. Uma delas é Amanda Bauer, que destacou a importância de conhecer a história germânica e conhecer a cultura. Para que todos fossem bem, aproveitaram o livro da Rota Romântica para se preparar antes da gincana.


Amanda Bauer, da equipe Prost, de Picada Café Foto: Susi Mello/GES-Especial

Equifreunde, de Nova Petrópolis

A líder da equipe, Fernanda Schuman, diz que a base da equipe é da equipe Tiaraju, acostumada a jogar gincana e campeã em gincana municipal. "Constituímos nossa equipe com amigos para representar a cidade. É uma proposta diferente do que estamos acostumados, porque aqui é mais cultural, mas estamos achando as tarefas bem bacanas", arremata.


Equifreunde, de Nova Petrópolis, a líder da equipe, Fernanda Schuman, Foto: Susi Mello/GES-Especial

Teewald, de Santa Maria do Herval

"A gincana é importante porque somos da colonização alemã. A Rota Romântica está de parabéns por estar produzindo e nos incluindo", declara a prefeita da cidade, Mara Stoffel, uma das integrantes da equipe cujo nome escolhido tem um sentido especial. Mara explica que Teewald remete ao início da cidade. "Significa mata verde de chás. Nossa cidade é encantadora e ainda tem bastante verde como foi no início da colonização", explica.


Equipe Teewald, de Santa Maria do Herval Foto: Susi Mello/GES-Especial

Baumschneis, de Dois Irmãos

A integrante Amanda Stein explica que Baumschneis remete ao nome do distrito antes de se tornar município. "Foi o primeiro nome dado pelos imigrantes alemães", conta.


A integrante da equipe de Dois Irmãos, Amanda Stein, Foto: Susi Mello/GES-Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas